Ata Palestras

Os maiores nomes do Brasil já passaram pela ATA.

quadrado-azul

Adélia Prado

Adélia Prado nasceu, cresceu e mora até hoje em Divinópolis, Minas Gerais, mas sua poesia e sua prosa falam para o mundo. “O cotidiano em Divinópolis é igual ao de Hong-Kong, só que vivido em português, afirma esta que é hoje considerada um dos maiores nomes vivos da poesia brasileira. Católica, Adélia encanta plateias ecumênicas com a sensualidade religiosa de seus versos. Adélia Prado está casada há 46 anos com José. Não por acaso, “a salvação pelo amor” é um dos temas de suas conferências, nas quais fala também sobre “O poder humanizador da poesia” e “o feminino como direção de criação do homem.

Conhecimento - Arte, Cultura & Entretenimento / Educação.

quadrado-azul

Albert Fishlow

Professor de Relações Internacionais e Relações Públicas e Diretor do Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Columbia, o economista norte-americano Albert Fishlow é um estrangeiro que ajuda a pensar o Brasil. Professor emérito de Berkeley e Columbia, com doutorado em Harvard, Fishlow mede a desigualdade brasileira desde a década de 1960. Primeiro presidente da Associação Econômica para América Latina e Caribe (Lacea), publicou o clássico “Desenvolvimento no Brasil e na América Latina: Uma perspectiva histórica. Foi condecorado pelo governo brasileiro, em 1999, com a Ordem Nacional do Mérito. Em suas conferências, alerta para os riscos da inflação, que leva ao aumenta das desigualdades sociais, e enfatiza a importância da educação para uma melhor distribuição de renda.” Durante a ditadura, havia uma falta de investimento na educação, com quase duas décadas em que os recursos dedicados foram mínimos, avalia. O economista constata que os investimentos em educação aumentaram consideravelmente nos últimos anos, mas ressalva que o gasto em si não basta precisa ser mais eficiente: “Simplesmente aumentando o gasto vão aumentar os impostos e a necessidade de ter o setor público maior ainda, o que não representa um futuro sustentável.

Dinheiro - Economistas / Conjuntura Internacional

quadrado-azul

Almir Pazzianotto

Advogado e conferencista renomado, Almir Pazzianotto foi presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e ministro do Trabalho (1985-1988). Deputado estadual (1974-1978) e advogado de vários sindicatos de trabalhadores, faz palestras sobre relação capital-trabalho e contrato temporário de trabalho. Especialista em sindicalismo, publica regularmente artigos sobre Relações Trabalhistas em jornais de circulação nacional. é cidadão honorário de 15 municípios paulistas e membro da Academia Nacional de Direito do Trabalho e do Instituto dos Advogados de São Paulo.

Dinheiro - Trabalho & Capital

quadrado-azul

Amyr Klink

Experiente em situações adversas, o navegador, que é formado em Economia, mostra sua visão de como planejar, criar estratégias e gerenciar riscos, abordando temas como:

  • Compromisso
  • Motivação
  • Gestão de Projetos
  • Administração de Riscos
  • Prevenção de Acidentes
  • Planejamento Estratégico
  • Qualidade de vida
  • Eficiência

Gestão - Motivação / Gestão de Gente

quadrado-azul

Ana Botafogo

Ana Botafogo é Primeira Bailarina e Diretora Artística do Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.Apresentou-se em vários países da Europa e das Américas do Norte, Central e do Sul. É Embaixadora da Cidade do Rio de Janeiro, recebeu o título de Benemérito do Estado do Rio de Janeiro, recebeu o troféu Mambembe-1998, o da Ordem do Mérito Cultural, do Ministério da Cultura, na classe de Comendador, e a Medalha Pedro Ernesto. Em sua palestra, Vida de Bailarina, fala sobre a evolução de uma profissional do ballet, relatando suas dificuldades, desafios e superações.

Conhecimento - Arte, Cultura & Entretenimento

quadrado-azul

André Luiz Oliveira

Cineasta, músico, roteirista (cinema, teatro, televisão), diretor de filmes publicitários, documentários, institucionais e vídeo-clips, André Luiz Oliveira sempre buscou diversificar seu potencial criativo, circulando por entre várias formas de expressão artística. Em suas palestras, fala da atividade criadora, da criatividade em geral e da ilusória fronteira entre a arte e a vida, além de expor sua experiência autoral por meio de músicas e filmes.

Conhecimento - Arte, Cultura & Entretenimento

quadrado-azul

André Massaro

Educador financeiro, consultor e especialista em finanças pessoais, André Massaro tem larga experiência no desenvolvimento e implementação de programas de educação financeira e previdenciária em empresas, órgãos públicos, entidades sem fins lucrativos e instituições de ensino. é autor do blog “Você e o Dinheiro”(portal EXAME) e dos livros “MoneyFit”(Matrix Editora), “Por dentro da bolsa de valores”(Matrix Editora) e “Dinheiro é um santo remédio”(Editora Gente), além de apresentador do canal “Seu Dinheiro”(portal EXAME) e do programa “TopMoney”(portal Infomoney). Palestrante, conferencista, instrutor e facilitador para temas de finanças, investimentos e economia, André Massaro é também professor de finanças em cursos de pós-graduação e professor do Instituto Educacional BM&FBovespa.

Dinheiro & Comentaristas

quadrado-azul

Andrea B. Perdigão

Andrea B. Perdigão é autora do livro “Sobre o Silêncio, em que entrevista 15 pessoas de sucesso em suas áreas de trabalho, abordando a conexão do silêncio com a criatividade, a arte, e a cura, e discutindo a importância do silêncio para uma boa comunicação entre as pessoas, seja em seu ambiente de trabalho, ou em suas relações familiares.

Em suas palestras, Andrea B. Perdigão apresenta uma original exposição de idéias, que vai na contramão do excesso de informações ao qual estamos submetidos em nossas vidas diárias. Apostando no silêncio como ambiente vital para a saúde da mente e da alma, Andréa convida os ouvintes a confiarem na idéia de que do silêncio pode nascer uma referência mais autoral da própria vida.

Conhecimento - Arte, Cultura & Entretenimento Qualidade de Vida & Saúde

quadrado-azul

Antonello Monardo

Torrefador de café gourmet, ganhador da medalha de ouro do International Coffee Tasting 2008, Maestro del Caffè pela Accademia Italiana Maestri del Caffè (AICAF), Antonello Monardo organiza e ministra cursos para baristas e participa de palestras e eventos em instituições e universidades, divulgando a cultura do café de qualidade. Italiano de nascimento, mora há mais de 20 anos em Brasília, onde exerce a função de delegado da Câmara ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria. é autor do livro “Louco por Café, editado pela Senac Editora, já na 2ª edição.

Conhecimento - Gastronomia

quadrado-azul

Antonio Corrêa de Lacerda

Economista, consultor econômico e professor do Programa de Estudos Pós-Graduados em Economia Política da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Antonio Corrêa de Lacerda é debatedor convidado de programas como “Conta Corrente”e “Entre Aspas, da GloboNews. Articulista-colaborador do jornal O Estado de S. Paulo e comentarista do “Jornal da Cultura”(TV Cultura), é entrevistado com frequência pela grande mídia sobre temas de sua área. Membro do Grupo de Análise de Conjuntura Internacional da USP, Antonio Corrêa de Lacerda foi economista-chefe e estrategista da Siemens Brasil e um dos fundadores da Sociedade Brasileira de Estudos de Empresas Transnacionais e Globalização (SOBEET), entidade que presidiu de 2000 a 2005. Presidiu ainda o Conselho Federal de Economia (Cofecon; 1999), o Conselho Regional de Economia de São Paulo (Corecon-SP; 1995-1997) e o Conselho Fiscal da PreviSiemens (2006-2013). Ex-integrante do Conselho Fiscal da Eletrobrás (1995-1997), foi diretor dos Departamentos de Economia de entidades como Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp; 1998-2002), Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp; 2003-2007) e Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee; 1998-2012).

Dinheiro - Economistas

quadrado-azul

Armando Rollemberg

Armando Sobral Rollemberg formou-se em jornalismo pela UnB. Foi repórter político de Veja, Isto é, Jornal do Brasil, Jornal de Brasília, Jornal da República e Correio Braziliense. Foi também diretor de Jornalismo da TV Brasília. Participou ativamente do movimento sindical dos jornalistas, articulando, com outros jovens profissionais de sua geração, a chapa que levou o colunista político Carlos Castello Branco à presidência do Sindicato dos Jornalistas do DF, em 1979. Durante a Constituinte, Rollemberg presidia a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), tendo participado ativamente da luta pela definição de políticas democráticas de comunicação. Àquela época, empenhou-se também na aprovação dos princípios constitucionais que determina queemissoras de rádio e TV promovam aregionalização da produção cultural, artística e jornalística e estimulem a produção independente. Atualmente, Armando Rollemberg é jornalista da TV Senado.

Conhecimento - Ciências Políticas e Sociais / Informação

quadrado-azul

Aspácia Camargo

Socióloga, ambientalista, professora e historiadora, Aspácia Camargo tem, nos últimos 15 anos, organizado e participado de vários fóruns e discussões sobre um novo ciclo de desenvolvimento sustentável e de reformas políticas e sociais. Ex-vereadora e deputada estadual pelo Rio de Janeiro, foi secretária de Cultura do Estado, em 1989, e assumiu, em 1993, a presidência do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA), cérebro do Ministério do Planejamento. Dois anos depois, tornou-se vice-ministra do Meio Ambiente, quando organizou a Rio + 5 e criou a Agenda 21 brasileira. Doutora em Sociologia pela école des Hautes études en Sciences Sociales, da Universidade de Paris, foi professora do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Uerj e pesquisadora da Fundação Getúlio Vargas, onde criou o Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC) e o Centro Internacional de Desenvolvimento Sustentável (CIDS).

Conhecimento - Ciências Políticas & Sociais

quadrado-azul

Beto Vasconcelos

Beto Vasconcelos, advogado e professor da Fundação Getulio Vargas FGV Direito Rio, é formado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), é pós-graduado pela Universidade de São Paulo e pela Universidade Federal de Santa Catarina e foi pesquisador visitante na Universidade de Columbia (NY). Foi Subchefe para Assuntos Jurídicos e Secretário Executivo na Presidência da República, tendo atuado na coordenação, debate e formulação de políticas públicas e marcos regulatórios de diversos setores da economia, além da preparação e subsídios para defesa judicial da União Federal em ações judiciais junto aos tribunais superiores. Exerceu o cargo de Secretário Nacional de Justiça do Ministério da Justiça e coordenou os trabalhos da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro – ENCCLA, juntamente com mais de 60 representantes de instituições públicas relacionadas ao tema em todo o país. Foi responsável também pela coordenação, no Poder Executivo, das ações de cooperação jurídica internacional, penal e civil, recuperação de ativos oriundos de crimes transnacionais.

Dinheiro / Gestão & Tecnologia

quadrado-azul

Bob Fernandes

Autor de mais de 150 capas de revistas semanais, o jornalista Bob Fernandes foi repórter da Veja, diretor da Istoé em Brasília e correspondente do mesmo veículo em Nova York, além de redator-chefe da Carta Capital. Foi repórter especial da Folha de S. Paulo e do Jornal do Brasil, debatedor do programa “SP Brasil (GNT/TV Cultura), repórter da rádio Jornal do Brasil e editor da revista Status. Cobriu guerras na Somália, Angola e no Sub-Saara, as Copas do Mundo de 94 e 98, cinco eleições presidenciais no Brasil e uma nos Estados Unidos, e acompanhou de perto a crise política venezuelana.

Conhecimento - Informação Dinheiro - Conjuntura Internacional / Cenários Políticos

quadrado-azul

Boris Feldman

Engenheiro e jornalista, Boris Feldman produz e apresenta o programa “Auto Papo, transmitido por cerca de 40 rádios brasileiras. Criador do programa de tevê “Vrum, exibido em rede nacional pelo SBT, é também editor do caderno de veículos do jornal Hoje em Dia e assina uma coluna publicada em diversos veículos impressos e eletrônicos. “Automóvel, do Vapor ao Computador” é o título de sua palestra, que conta a história do carro ora herói, ora vilão –, desde sua invenção até os dias de hoje Com duração média de uma hora, e mais uma hora reservada para perguntas do público, a palestra dá ainda uma idéia da evolução do veículo nos próximos anos. Imperdível para quem tem paixão pelo automóvel ou seja, brasileiros e brasileiras em geral.

Dinheiro & Transportes

quadrado-azul

Bruno Speck

Cientista político alemão, com doutorado em Freiburg, Bruno Speck leciona há cinco anos na Unicamp. é membro-fundador da Transparência Brasil, organização não- governamental voltada para o controle da corrupção. Suas conferências versam principalmente sobre ética pública e políticas anticorrupção. Speck compara frequentemente a corrupção do Brasil com a de outros países, criticando generalizações pessimistas e apontando caminhos para reformas institucionais.

Conhecimento - Informação Dinheiro - Conjuntura Internacional / Cenários Políticos

quadrado-azul

Carlos Linhares

Com sólida formação interdisciplinar e longa trajetória em empresas públicas e privadas, de médio e grande porte, o professor Dr. Carlos Linhares atua no âmbito de Gestão de Pessoas, promovendo intervenções processuais, seminários, workshops, pesquisas e palestras tendo como foco as relações de Poder e Autoridade, as competências de Liderança, o desenvolvimento do espírito de equipe, as estratégias de mudança planejada, a Gestão da Cultura Organizacional, os Processos de Comunicação e a Gestão Positiva de Conflitos e a Negociação.

Com sólida formação interdisciplinar e longa trajetória em empresas públicas e privadas, de médio e grande porte

quadrado-azul

Carlos Prazeres

Um dos mais requisitados maestros brasileiros de sua geração, Carlos Prazeres é regente titular da Orquestra Sinfônica da Bahia e regente convidado principal da Orquestra Petrobras Sinfônica (OPES), do Rio de Janeiro. Foi assistente de Isaac Karabtchevsky até 2012. Tem dividido o palco com grandes nomes da música erudita e popular, a exemplo de Ramón Vargas, Antonio Meneses, Heléne Grimaud, Rosana Lamosa, Ilya Kaler, Jean-Louis Steuerman, Fábio Zanon, Augustin Dumay, Wagner Tiso, Gilberto Gil, João Bosco, Ivan Lins, Stanley Jordan e Milton Nascimento, entre outros. Como maestro convidado, dirigiu importantes conjuntos sinfônicos, entre os quais Orchestre National des Pays de la Loire (França), Sinfônica de Roma, Sinfonica Siciliana, Orquestra Cherubini, Youth Orchestra of the Americas, Junge Philharmonie Salzburg, Filarmônica de Buenos Aires, Filarmônica de Montevideo e Filarmônica de Bogotá. “Minha palestra não é para músicos, ela é voltada para o mercado corporativo e de marketing, se utilizando da orquestra sinfônica e sua forma peculiar de interação entre si e com a sociedade. Eu utilizo sim a música para abordar temas corporativos e inspiracionais, tais como as sinfonias de Bruckner, que muitas vezes parecem cansativas, porém ao final nos mostram o porquê de cada nota ter sido executada. No modelo mais completo da palestra, uma pequena sinfônica é convidada e atua ao vivo interagindo e participando ativamente do processo explicativo

Um dos mais requisitados maestros brasileiros de sua geração

quadrado-azul

Cesar Romão

Empresário, consultor organizacional e estrategista empresarial, Cesar Romão é um especialista na reformulação de negócios e corporações. Dirige empresas que atuam nas áreas de metalurgia, comunicação, consultoria empresarial organizacional e estratégia de gestão profissional e pessoal. Conferencista reconhecido nacional e internacionalmente, é criador e executor do projeto Fábrica de Gente, que, ao longo de duas décadas, reintegrou à sociedade 3 mil meninos de rua, por meio do trabalho e profissionalização especializada. é realizador de seminários destinados à reformulação de negócios e empresas, assim como integração e desenvolvimento de funcionários no processo de mudanças e crescimento do mercado atual, visando metas de lucratividade. Seu processo de desenvolvimento organizacional e empresarial faz muito mais que tornar empresas e pessoas vencedoras ele prepara empresas e pessoas para vencerem e permanecerem vencedoras. Com a visão de um líder espiritual num mundo empresarial, dotado de sensibilidade para detectar problemas e sugerir soluções nos campos emocional, social, empresarial e organizacional, Cesar Romão consegue, com o conteúdo de seus seminários e conferências, transformar grãos de areia em pérolas.

Gestão e Motivação

quadrado-azul

Chieko Aoki

Considerada “A grande dama da hotelaria brasileira, graças à inovação e ao talento, Chieko Aoki concentrou as atividades no Brasil, onde preside a rede Blue Tree Hotels, mas exerceu sua carreira nos Estados Unidos, ásia e Europa. Formada em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), com cursos em Administração na Universidade de Sofia, em Tóquio, e de Administração Hoteleira, na Cornell University, nos Estados Unidos, Chieko Aoki fundou a sua empresa em 1992. Em 1997, lançou a bandeira Blue Tree Hotels. A empresária tem como missão consolidar a rede como a mais conceituada operadora brasileira de hotéis, com reconhecimento pela alta qualidade, elegância e estilo próprio de serviços. Ao longo de sua vida profissional, Chieko Aoki trabalhou em diversos lugares do mundo, como Estados Unidos, ásia e Europa. Iniciou sua atuação em 1982 como Diretora de Marketing e de Vendas do Caesar Park São Paulo e, depois, tornou-se presidente da Caesar Park Hotels Resorts e da mais antiga e tradicional companhia hoteleira dos Estados Unidos, a Westin Hotels Resorts. Em dez anos, a Sra. Aoki, como é carinhosamente chamada por funcionários e empresários, transformou a Blue Tree Hotels numa das maiores cadeias hoteleiras do país. A rede administra, atualmente, hotéis da marca Blue Tree Park (resorts e hotéis de categoria luxo com grandes áreas de lazer e de eventos), Blue Tree Premium (hotéis de categoria alto padrão com serviços executivos e sofisticados), Blue Tree Towers (hotéis de categoria superior especializados no segmento business) e Blue Tree Hotels (hotéis chiques, interessantes e modernos dentro do conceito home feeling). Participou e participa de diversas organizações de âmbito privado e governamental, como o Conselho de Empresários da América Latina (Ceal), Grupo de Líderes Empresariais (Lide), grupo Brasil-Japão da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Academia Brasileira de Eventos, Associação do Centenário da Imigração Japonesa e de várias entidades ligadas ao turismo. Em 2006, foi eleita presidente do Grupo de Mulheres Líderes Empresariais (Lidem) e passou a ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Marketing, entidade criada para integrar os melhores profissionais brasileiros.

Gestão - Empreendedorismo / Gestão de Gente / Gestão Empresarial

quadrado-azul

Ciro Bottini

Se é preciso muita lábia e artimanha para vender em uma loja qualquer, imagine vender à distância! Pois Ciro Bottini uniu informação e descontração e criou a fórmula que fez dele o melhor e mais famoso vendedor televisivo, conquistando, com sua credibilidade, resultados concretos em faturamento e audiência. Há 20 anos trabalhando com comunicação, Ciro usa seu jeito irreverente para cativar os telespectadores e transformá-los em consumidores. Bom-humor, clareza e objetividade no discurso e muita improvisação: essas são algumas características que fazem dele um sucesso em vendas televisivas.

Gestão e Vendas / Publicidade & Marketing

quadrado-azul

Ciro Gomes

Duas vezes candidato à Presidência da República (em 1998 e 2002), duas vezes ministro de Estado (da Fazenda, no Governo Itamar Franco, e da Integração Regional, no Governo Lula), Ciro Gomes é um dos mais brilhantes políticos brasileiros. Aos 29 anos de idade foi eleito prefeito de Fortaleza. Com apenas 33, venceu a eleição para o Governo do Ceará, com ampla maioria. Sua administração foi marcada por forte controle de gastos públicos e reformas na máquina pública. Como governador, construiu em tempo recorde o Canal do Trabalhador, obra emergencial de transposição de águas do Rio Jaguaribe, extremamente importante para o abastecimento de Fortaleza, especialmente durante os anos de extrema seca no Nordeste. Ganhou projeção nacional ao assumir, em 1994, o Ministério da Fazenda, a convite do presidente Itamar Franco. Para tanto, renunciou ao Governo do Ceará, abdicando voluntariamente da aposentadoria vitalícia que lhe cabia por ter sido governador.

Gestão e Gestão Pública

quadrado-azul

Claudia Kodja

Claudia Kodja é professora de administração ode empresas graduada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP) e doutora em História Econômica pela Universidade de São Paulo (USP). Autora do livro ”Mundo em Crise: a Libertação e o Abandono da Sociedade, onde analisa a relação entre crescimento econômico e desenvolvimento dos mercados financeiros e de capitais, incluindo análises comparativas entre países e regiões, bem como, entre diferentes períodos históricos. Sócia da Kodja Investimentos, empresa de consultoria e gestão patrimonial, cuja missão é validar cenários, desenvolver estratégias de investimento e identificar as formas de proteção do patrimônio acumulado. O objetivo da empresa é auxiliar pessoas físicas, empreendedores e famílias na tomada de decisões estratégicas, relacionadas a ampliação e a segurança do seu capital. A qualidade da sua formação acadêmica e a experiência de mais de vinte anos no mundo corporativo, garantem a relevância do conteúdo disponibilizado nos ”Governança em Foco ”Aposentadoria Programada, além das contribuições nos canais de mídia nacionais e internacionais. Claudia Kodja é gestora de patrimônio é autorizada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), conforme determinado pela Instrução CVM , através do ato regulatório . A Kodja Investimentos é uma gestora independente, autorizada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) a prestar serviços relacionados a atividade de investimento dos recursos financeiros de terceiros através do Ato declaratório da CVM 11. 455. do Código de Regulação e Melhores Práticas da ANBIMAAssociação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais.

Gestão & Dinheiro

quadrado-azul

Claudia Matarazzo

Jornalista, escritora, apresentadora de rádio e televisão, Claudia Matarazzo viaja por todo o Brasil ministrando palestras e workshops sobre temas como beleza, moda, organização de casamentos, etiqueta na Internet e etiqueta profissional (comportamento e visual do profissional dentro e fora da empresa). é autora de16 livros, entre os quais “Etiqueta sem Frescura, “Case e arrase Um guia para seu grande dia”(primeiro livro brasileiro de etiqueta para casamento), “Beleza 10”(um guia de cuidados para todas as mulheres) e “net. com. classe Um guia pra ser virtualmente elegante”(sobre comportamento na Internet). Trabalhou por anos na Editora Abril, recebendo o Prêmio Abril de Jornalismo. De lá, migrou pra a televisão onde apresentou programas de Variedades, Moda e Entretenimento em várias emissoras. Coordenou o MBA de Eventos e Cerimonial de Luxo, na Universidade Roberto Miranda de Educação Corporativa.

Conhecimento - Moda & Etiqueta / Informação

quadrado-azul

Cristina Santos

O que os casais bem-sucedidos têm em comum? Como as relações amorosas influenciam a vida pessoal e profissional? A psicóloga Cristina Santos tem a resposta. “Cuidando das relações amorosas”é o título de sua oficina, voltada para homens e mulheres que desejam sucesso na vida a dois. Hipnoterapeuta e psicoterapeuta, com formação ericksoniana na Milton H. Erickson Foundation (Estados Unidos), Cristina Santos responde também a uma eterna dúvida feminina: afinal, o que pensam os homens? A palestra “Conhecendo o pensamento masculino e quebrando pré-conceitos Por que os homens traem e como cuidar dos relacionamentos”é baseada em pesquisa feita com 25 mil homens, que falaram livremente sobre vida a dois, sexo, traição, casamento, família, filhos, projetos, insatisfações e sonhos. “Diferenciação A capacidade de viver a dois sem perder a si própria” é o título de outra de suas palestras. Autora do capítulo “Como lidar com o problema da traição uma nova abordagem no trabalho com casais, do livro “Manual de Hipnoterapia Avançado e Técnicas Psicossensoriais”(organizado por Sofia Bauer), Cristina Santos convida o público a cuidar melhor de sua relação amorosa, para uma vida a dois mais feliz, harmoniosa e duradoura.

Qualidade de Vida & Sexualidade

quadrado-azul

Cristovam Buarque

Economista e escritor, o senador Cristovam Buarque é um dos mais influentes intelectuais de sua geração. Ex-reitor e professor da Universidade de Brasília (UnB), foi governador do Distrito Federal de 1994 a 1998. Durante seu período de governo, implantou conceitos de cidadania e projetos vitoriosos de políticas públicas premiados por organismos internacionais, dentre eles a Bolsa Escola. Palestrante muito requisitado, tem sido convidado para falar em todo o mundo, ocasiões que aproveita para divulgar suas idéias com relação à infância e a importância da eliminação do trabalho infantil.

Conhecimento - Educação

quadrado-azul

Dad Squarisi

Editora de Opinião do Correio Braziliense, a jornalista Dad Squarisi fez curso de Letras na Universidade de Brasília (UnB), tem especialização em Lingüística e mestrado em Teoria da Literatura pela PUC de Porto Alegre, e foi professora de literatura brasileira em escolas de ensino fundamental, médio e superior. Lecionou as mesmas disciplinas em centros de estudos brasileiros no exterior e no curso de formação de diplomatas (Instituto Rio Branco Ministério das Relações Exteriores).

Consultora do curso de português à distância do Banco Central, é autora do livro “Dicas da Dad, uma coletânea dos textos divertidos que publica no Correio Braziliense, e de “A Arte de escrever bem, em parceria com a jornalista Arlete Salvador.

Suas palestras tratam de linguagem jornalística, estilo, redação, ensino de língua portuguesa e crise da língua. Além disso, oferecem dicas e sugestões práticas de como falar com desembaraço e sem inibição, de forma divertida e motivadora, como mostram alguns dos tópicos:

  • A importância de falar com naturalidade
  • A conquista de ouvintes hostis e indiferentes
  • A escolha do vocabulário ideal
  • Como corrigir os tiques, maneirismos e vícios da comunicação

Conhecimento - Língua

quadrado-azul

David Fleischer

Natural de Washington (EUA), David Fleischer é um dos mais respeitados e ativos acadêmicos em atuação no país. Formou-se em Ciência Política na Antioch College, fez mestrado e doutorado na University of Florida, completou especialização em Métodos Quantitativos na University of Michigan e obteve pós-doutorado na State University of New York.

Professor-titular do departamento de Ciência Política da Universidade de Brasília (UnB), suas pesquisas e publicações abrangem as áreas de partidos políticos, sistemas eleitorais e legislativos e política internacional no Brasil, América Latina e áfrica.

Como analista de risco político, David Fleischer publica desde 1996 o “Brazil Focus Weekly Report, para clientes nos Estados Unidos e Europa. Preside a TCC-Brasil (Transparência, Consciência e Cidadania), organização não-governamental ligada à Transparência Internacional.

Professor Visitante na George Washington University, University of Florida e SUNY-Albany, suas palestras abordam, entre outros temas, Sistemas eleitorais e eleições na América Latina e áfrica.

Entre seus clientes estão JPMorgan-Chase, UBS Warburg, Control Risks, Bear Sterns, TN, Eurasia Group, Clifford Chase, Federal Reserve Bank e IBM.

Dinheiro - Cenários Políticos Conhecimento - Ciências Polí­ticas & Sociais

quadrado-azul

David Portes

Uma das personalidades mais interessantes do mundo dos negócios, David Portes já apareceu três vezes na revista Exame e é um dos palestrantes mais procurados pelas grandes empresas para falar sobre Marketing. Detalhe curioso: ele tem apenas o primeiro grau completo, não é dono de empresa, nem tem firma de consultoria. Detalhe ainda mais curioso: David Portes é camelô. Tudo começou nos anos 80. Desempregado, despejado e com mulher grávida, David foi obrigado a pedir esmola. Juntou R$ 12, comprou doces e balas e abriu sua banca, um tabuleiro de madeira sobre cavaletes, que, dez anos depois, seria a primeira a oferecer o serviço de delivery. Intuitivo, entrou para o e-commerce (o computador fica em casa, de onde sua mulher faz encomendas via celular) e investiu no marketing de relacionamento, sorteando bicicletas, cartões telefônicos e cadernetas de poupanças entre os clientes. Em 2000, foi convidado pelo Instituto Brasileiro de Marketing para ministrar sua primeira palestra. Já falou para figuras como Antônio Ermírio de Moraes, fez uma teleconferência para 12 mil funcionários da Embratel e dividiu o palco com os então presidenciáveis Lula e Ciro Gomes.

Gestão - Motivacão / Empreendedorismo / Varejo / Vendas

quadrado-azul

Denise Frossard

Ex-deputada federal eleita pelo Rio de Janeiro, a juíza aposentada Denise Frossard tornou-se internacionalmente conhecidapela condenação à prisão de toda a cúpula do jogo do bicho carioca, em 1993. Sua sentença reconheceu, pela primeira vez, a existência do crime organizado no país. Em 1989, foi responsável pela descoberta de fraudes milionárias contra o INSS na Baixada Fluminense. Em 1996, mandou cancelar quase 90 mil títulos eleitorais falsos no Rio de Janeiro. Conferencista nacional e internacional, foi convocada por diversos governos estrangeiros para participar de programas nas áreas jurídico-penal, econômica e de combate à corrupção, em países como Estados Unidos, Israel e Portugal. é sócia-fundadora e membro do conselho deliberativo da Transparência Brasil, organização fundada em 29 de fevereiro de 2000, com sede em Berlim, que tem por objetivo o estudo do fenômeno da corrupção e busca de formas adequadas para combatê-la. No Congresso Nacional, entre as propostas que elaborou está a Lei de Responsabilidade Social, que obriga os governantes a usarem o dinheiro público em obras que contribuam para a melhoria da qualidade de vida da população. Outro projeto torna os gastos do Executivo acessíveis a qualquer cidadão.

Qualidade de Vida - Ética / Cidadania & Direitos Humanos

quadrado-azul

Diogo Antonio Rodriguez

Jornalista e cientista social, Diogo Antonio Rodriguez escreve para veículos como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Carta Capital, Trip, Galileu, Vida Simples, Mundo Estranho, Audi Magazine e Comunicação Corporativa. Criou em 2013 o site meexplica. com, onde as principais notícias nacionais e internacionais são destrinchadas de um jeito simples e direto: em forma de pergunta e resposta.

Conhecimento & Informação / Ciências Políticas & Sociais Tecnologia & Internet

quadrado-azul

Drauzio Varella

Médico e escritor (“Estação Carandiru” e “Por um fio, entre outros), o Dr. Drauzio Varella dedica boa parte do seu tempo a campanhas educativas pelo rádio, jornais e televisão. Suas palestras, que têm o objetivo de discutir o impacto das mudanças de estilo de vida sobre a saúde.

Qualidade de Vida - Saúde

quadrado-azul

Dyene Galantini

Dyene Galantini é formada em comunicação social com mestrado em administração de empresas pela Texas Southern University e MBA em liderança e gestão de pessoas pela UFRJ. Atua como Diretora Adjunta de Marketing do maior conglomerado global de inteligência e informação do mundo, IHS Markit, sendo responsável pela estratégia mercadológica na América Latina. Como líder, gerenciou times no México, EUA, Canada, Emirados árabes e ásia. Fundou o Women Leadership Circle, onde mentora e desenvolve executivas para assumirem cargos de liderança. é membro dos Comitês de Sustentabilidade e Marketing da Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro. Em suas palestras, a autora conta sua trajetória com o intuito de inspirar as pessoas na busca de uma melhor qualidade de vida e auto-aceitação.

Bem estar / Saúde Mental no Trabalho

quadrado-azul

Fábio Gandour

Membro da Academia de Ciências de New York e da Academia IBM de Tecnologia, Fábio Gandour é cientista-chefe no laboratório da IBM Resarch Division do Brasil, tendo a responsabilidade de difundir inovações tecnológicas no país. Na conferência “Tecnologia e Sociedade: aonde vai esta dupla?, Gandour faz uma prospecção do futuro próximo, sempre avaliando impactos tecnológicos na sociedade, com especial ênfase no uso e consumo da energia e da informação. A palestra é ilustrada com os mais modernos recursos de Informática (hardware e software), colocados para funcionar diante da plateia. A apresentação usa técnicas multimídia variadas, por meio de imagens estáticas, animadas, vídeos e sonorização. O conteúdo central é adequado aos interesses de cada audiência, tanto para plateias de nível operacional ou gerencial como para altos executivos. Neste último caso, agrega-se ao conteúdo básico uma análise de estratégia competitiva dos acontecimentos estimados por meio de métrica preditiva. O estilo é fluido e bem humorado: o conferencista se vale de anedotas atuais e pertinentes ao público presente.

Tecnologia - Internet / Comunicações

quadrado-azul

Fábio Puentes

Hipnólogo mais conhecido da América Latina, com mais de 40 anos de atividade profissional, Fábio Puentes formou-se em Hipnose Clínica na Espanha e já realizou mais de 600 apresentações em canais de tevê brasileiros e estrangeiros. Voluntário do Grupo de Dor, do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, atua como Hipnólogo.

Conhecimento & Arte, Cultura e Entretenimento Gestão Motivacional/ Vendas Qualidade de Vida & Saúde

quadrado-azul

Fernanda Santos

Fernanda Santos É jornalista, autora de livros e professora de jornalismo narrativo na Walter Cronkite School of Journalism and Mass Communication da Arizona State University, uma das escolas de jornalismo mais conceituadas dos Estados Unidos. Ela foi a primeira jornalista brasileira a ser efetivada pelo The New York Times, onde trabalhou por 12 anos cobrindo um pouco de tudo: política, educação, crime, bem-estar social, negócios, mudanças climáticas, e as fronteiras Estados Unidos-Canadá¡ e Estados Unidos-México. O seu primeiro livro, “The Fire Line: The Story of the Granite Mountain Hotshots”, foi escolhido pela Western Writers of America como o melhor livro de não-ficção escrito por uma nova autora em 2017.

Comunicação - Jornalismo - Empreendimento

quadrado-azul

Fernando Dolabela

Ele já ministrou mais de 600 palestras e seminários, em todo o Brasil e no exterior. Não é para menos. Fernando Dolabela é o criador dos maiores programas de ensino de empreendedorismo do Brasil, tanto na educação básica quanto na universitária. Sua metodologia, ”Oficina do Empreendedor, é adotada por 450 instituições de ensino superior, atingindo 3. 500 professores e 160 mil alunos por ano. Já na área da educação básica (de 4 a 17 anos), a metodologia “Pedagogia Empreendedora ”foi adotada em 120 cidades, abrangendo toda a rede de ensino municipal algo inédito, mundialmente e envolvendo cerca de 10 mil professores e 300 mil alunos, com repercussão em uma população de 2,5 milhões de habitantes. Publicou nove livros, entre os quais “A oficina do empreendedor, “A vez do sonho” e Empreendedorismo, ciência, técnica e arte. é autor, ainda, do best-seller “O Segredo de Luísa”(70 mil exemplares vendidos), no qual lança mão de uma linguagem romanceada para desafiar o mito de que o empreendedor já nasce feito.

Gestão - Empreendedorismo

quadrado-azul

Francine Lima

Foi no final da faculdade de jornalismo que a paulista Francine Lima se deu conta de que a quantidade crescente de informação sobre nutrição na mídia parecia não contribuir em nada para melhorar os hábitos alimentares dos brasileiros, cada vez mais numerosos nas estatísticas de sobrepeso e obesidade. Será que sua profissão estava prestando o serviço correto à população? Muitas matérias sobre alimentação depois, durante o mestrado em nutrição em saúde pública, Francine chegou a uma resposta de dar raiva em qualquer um. Os brasileiros estavam sendo sistematicamente enganados por rótulos mal regulados, uma ciência da nutrição enviesada e uma grande mídia patrocinada pela indústria multinacional de alimentos ultraprocessados. Desde então, ela busca espalhar a verdade sobre a comida aos quatro ventos. Já denunciou as pegadinhas do marketing nutricional em dezenas de vídeos publicados na internet, já fez sugestões diretamente à Anvisa, já cutucou nutricionistas, professores, estudantes, empresas e gente crédula de todas as idades em diversos formatos de intervenção digital e presencial. Você é o que sabe sobre o que come, provoca, sempre. No fim das contas, o que a gente descobre é que o papel do jornalismo nessa história é o de sugerir perguntas inconvenientes no megafone, pra que o maior número de pessoas possível aprenda a fazê-las antes de comprar qualquer coisa. Principalmente comida.

Qualidade de Vida - Conhecimento

quadrado-azul

Frei Betto

Escritor, educador, jornalista, antropólogo e filósofo, o frade dominicano Carlos Alberto Libânio Christo (Frei Betto) tem extensa folha de serviços prestados à cidadania. Não por acaso, ética, Solidariedade e Cidadania são alguns dos temas de suas conferências. Ativista da ala progressista da Igreja Católica, ex-preso político, eterno defensor do que chama de “fé encarnada, engajada, atuava no ABC Paulista quando eclodiu a histórica greve dos metalúrgicos, da qual emergiriam o Partido dos Trabalhadores e o líder sindical Lula. Tornou-se, desde então, um dos maiores amigos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que o convidou para o posto de coordenador de Mobilização Social do Fome Zero, cargo que ocupou até o final de 2004.

Conhecimento - Arte, Cultura & Entretenimento / Informação Qualidade de Vida - Cidadania & Direitos Humanos / Ética / Responsabilidade Social

quadrado-azul

Gaudêncio Torquato

O professor e jornalista Gaudêncio Torquato é pioneiro nas áreas de estudos e consultoria de Comunicação Política e Organizacional no Brasil. Escreveu as primeiras e mais importantes obras sobre marketing político e comunicação organizacional. Como consultor, tem prestado serviços a candidatos majoritários e proporcionais em campanhas para Governos Estaduais, Senado, Câmara dos Deputados, Assembléias Legislativas, Prefeituras e Câmara de Vereadores e a organizações de porte, principalmente das áreas financeira, industrial e de serviços, tanto da esfera privada quanto da esfera pública, para as quais produziu Planos Diretores de Marketing Institucional e Comunicação. Como professor e conferencista, já realizou/coordenou mais de 800 cursos e conferências por todo o país, destacando-se, nos últimos tempos, por sua abordagem sobre a conjuntura social e política e a consultoria de imagem de políticos e organizações. Professor-titular da USP, é autor de oito livros sobre Marketing Político, Comunicação Organizacional e Conjuntura Nacional. Suas palestras são destinadas a políticos, governantes, empresários, dirigentes de organizações, executivos, profissionais liberais, quadros técnicos de empresas públicas e privadas, profissionais de recursos humanos, marketing e comunicação, assessoria de imprensa e estudantes de pós-graduação.

Conhecimento & Ciências Políticas & Sociais / Informação Dinheiro & Cenários Políticos Gestão & Gestão Empresarial / Gestão Pública / Publicidade & Marketing

quadrado-azul

Gianfranco Panda Beting

Um dos mais respeitados consultores de aviação do Brasil, Gianfranco Panda Beting é diretor de marketing da Azul Linhas Aéreas Brasileiras. Ao longo de 26 anos como diretor de arte publicitário, acumulou diversos prêmios internacionais, por trabalhos realizados para algumas das mais importantes agências do Brasil, como ALMAP, W/Brasil, F/Nazca e DM9DDB. Foi presidente da House Agency Intermarket, da Transbrasil, assumindo em seguida a direção de marketing e serviço do bordo e a vice-presidência da própria companhia. Em 2000, criou o Jetgroup, empresa especializada em marketing e comunicação focados no setor de aviação. Colaborou para revistas e publicações especializadas em cinco países. Edita o Jetsite, maior site especializado em aviação da América Latina.

Gestão - Publicidade & Marketing

quadrado-azul

Gringo Cardia

Gringo Cardia é designer, arquiteto, cenógrafo, artista gráfico, diretor de arte, curador de museus e exposições no Brasil e no exterior e diretor de videoclipes, teatro, óperas e desfiles de moda. Assina a direção de arte de capas de disco de nomes como Tom Jobim, Maria Bethânia, Gilberto Gil, Marisa Monte, Chico Buarque e Carlinhos Brown. Criou diversos cenários de shows e dirigiu mais de 70 videoclipes. Fez cenários de várias peças de teatro, tendo trabalhado com renomados diretores brasileiros, como Mauro Rasi, Miguel Falabella, Hector Babenco e José Celso Martinez Corrêa, entre outros. Fez a direção e cenografia de vários espetáculos e exposições em Londres, Paris, Berlim, Nova Iorque e Tóquio. Trabalhou com o diretor alemão Werner Herzog na ópera “Midsummer Night ́s Dream. é o parceiro criativo e cenógrafo de todos os trabalhos da Cia. de Dança Deborah Colker. Criou, junto com Deborah, o espetáculo “O Ovo, do Cirque Du Soleil, em turnê mundial. Faz a curadoria, a museografia e os vídeos de vários museus pelo Brasil e pelo mundo. Projetou o novo Museu da Cruz Vermelha Internacional, em Genebra, na Suíça, com os arquitetos Shigeru Ban e Francis Kéré. Foi o curador do Memorial de Minas Gerais Vale, na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, do Museu A Casa do Rio Vermelho de Jorge Amado e Zélia Gattai, em Salvador, do Museu das Telecomunicações Oi, no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte, e do Museu Caminhão Itinerante – Sentimentos da Terra, que viaja pelo interior do Brasil. Recebeu mais de 20 prêmios como designer, no Brasil e no exterior. é diretor da ONG Escola Fábrica Spectaculu, junto com a atriz Marisa Orth, o artista Vik Muniz e a produtora de eventos de arte Malu Barretto, que há 16 anos transforma jovens das periferias do Rio de Janeiro em técnicos para a área de espetáculos.

Conhecimento & Arte, Cultura & Entretenimento

quadrado-azul

Guilherme Rabello

Guilherme Machado Rabello é engenheiro graduado pela Escola Politécnica de São Paulo. Tem atuado desde 1990 em diversos projetos de consultoria na área de Telecomunicações (tendo trabalhado para grandes empresas como Rede Globo, CNN, Intelsat, Globosat, Kantar Ibope Media, dentre outras). A partir de 2005 tem trabalhado também nos mercados Esportivo e de Saúde, desenvolvendo negócios para soluções de conteúdo multimídia e aplicações em Telemedicina, Internet das Coisas, Big Data e Smart Health. Em 2015 participou no desenvolvimento do projeto InovaInCor, atuando na estruturação desta iniciativa da Fundação Zerbini e do Instituto do Coração para promover projetos inovadores focados em Saúde e Ciências da Vida.

Inovação com foco em Tecnologia, Telecomunicações, Saúde e Mudança de Cultura corporativa

quadrado-azul

Gustavo Franco

Ex-presidente do Banco Central, Gustavo H. B. Franco é bacharel e mestre em economia pela PUC do Rio de Janeiro e Ph. D pela Harvard University. é estrategista-chefe da Rio Bravo e presidente do Instituto Millenium. No governo Fernando Henrique Cardoso, ocupou também os cargos de diretor da área Internacional do Banco Central e secretário-adjunto de Política Econômica do Ministério da Fazenda. Gustavo Franco participa de diversos conselhos consultivos e de administração e escreve regularmente para jornais e revistas. é professor do Departamento de Economia da PUC desde 1986. Tem 14 livros publicados e mais de uma centena de artigos em revistas acadêmicas.

Dinheiro & Economistas

quadrado-azul

Hans Donner

Um dos mais respeitados designers do nosso tempo, responsável pela identidade visual da Rede Globo, Hans Donner ajudou a fazer do Brasil referência mundial em design. Mestre em arte e inovação, alia seu talento e conhecimento a uma capacidade ímpar de levar equipes e colaboradores a exercitarem o pensamento. Austríaco naturalizado brasileiríssimo, mereceu a seguinte definição do filósofo italiano Domenico De Masi, autor de “O ócio Criativo” e “O Futuro do Trabalho.

Conhecimento Arte, Cultura; Entretenimento Gestão Motivação / Gestão de Gente

quadrado-azul

Heni Ozi Cukier

Cientista político, professor e palestrante, Heni Ozi Cukier trabalhou no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), na Organização dos Estados Americanos (OEA), e na think tank Woodrow Wilson Center, entre outras organizações americanas. Fundador do Insight Geopolítico, consultoria de análise de risco político internacional, e autor do blog “Risco Político Global, do portal da Revista Exame, frequentemente analisa e debate os riscos e problemas políticos nacionais e internacionais nos maiores veículos de mídia do Brasil, como GloboNews, Folha de SP, BandNews, Estadão e Record News, entre outros. Tem ajudado empresas, executivos e empresários a conquistar mercados, posicionamento e objetivos estratégicos. Sua metodologia multidisciplinar baseada na política, estratégia militar e estudos de poder oferece uma visão completa do tabuleiro do xadrez, permitindo potencializar ativos e atributos em cada contexto e objetivo específico. Cukier é formado nos Estados Unidos em Filosofia e Ciências Políticas. é mestre em International Peace and Conflict Resolution pela American University (Washington, DC) e professor da ESPM.

Gestão

quadrado-azul

J.R Mendonça de Barros

Economista, com doutorado em Economia pela Universidade de São Paulo (1973) e pós-doutorado no Economic Growth Center, Yale University, USA (1973/1974), José Roberto Mendonça de Barros é um dos principais consultores econômicos do Brasil. Foi secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda na primeira gestão do Governo Fernando Henrique Cardoso (1995/1998) e secretário-executivo da Câmara de Comércio Exterior da Presidência da República (1998). Sócio-gerente da Mendonça de Barros Associados, participa anualmente das edições especiais sobre oportunidades e investimentos da revista Exame e de outros importantes órgãos de comunicação. Foi professor visitante do Departamento de Economia Agrícola e Sociologia Rural da Ohio State University (1980) e professor-assistente doutor da Faculdade de Economia da Universidade de São Paulo (1967/ 2001).

Dinheiro - Economistas / Agronegócio & Comércio Exterior

quadrado-azul

Jorge Forbes

Psicanálise Lacaniana. Um dos principais introdutores do pensamento de Lacan no Brasil, participou da fundação da Escola Brasileira de Psicanálise. Conferencista, consultor, diretor de institutos de pesquisa, tem vários livros e artigos publicados no Brasil e no exterior. Dirige a Clínica de Psicanálise do Centro do Genoma Humano – USP. Tem artigos publicados no Brasil e no exterior; publicou, entre outros livros, o mais recente: “Inconsciente e Responsabilidade Psicanálise do Século XXI”(Prêmio Jabuti 2013) em que estuda as mudanças necessárias a uma psicanálise para os tempos pós-modernos, além do édipo. Também escreveu “Você quer o que Deseja?, “Da palavra ao gesto do analista”e, em coautoria, “A Invenção do Futuro, em que pensa soluções para viver na era de quebra dos ideais. Por seus trabalhos sobre as novas formas de viver na pós-modernidade, tem sido consultado por hospitais, escolas e empresas. Suas reflexões interessam muito além da prática clínica da psicanálise como tradicionalmente vem sendo pensada. Jorge Forbes tem renovado sua clínica e sua transmissão em atenção ao mundo globalizado, ao mesmo tempo em que intervém na sociedade através dos recursos que a psicanálise proporciona.

Qualidade de Vida & Psicologia

quadrado-azul

Jório Dauster

União Européia, Mercosul, dívida externa? Mundo dos negócios? Panorama político- econômico mundial? São assuntos para uma conferência do embaixador Jório Dauster. Entre 1991 e 1998, o embaixador chefiou, em Bruxelas, a missão brasileira junto à União Européia. Antes, dois outros postos-chave: integrante da representação do Brasil nos Organismos Internacionais sediados em Londres (de 1979 a 1985) e embaixador-extraordinário para a Negociação da Dívida Externa (1990/91). Na área empresarial, Jório Dauster foi diretor-presidente da Companhia Vale do Rio Doce (1999/2001), presidente do Comitê de Cooperação Empresarial da Fundação Getúlio Vargas (2000/2001) e sócio e diretor do Banco Invixx (2002/2003). Em 2003, assumiu a presidência do Instituto de Estudos Políticos e Sociais (IEPES). Entre outros cargos públicos, ocupou a Secretaria de Informações e Transferência de Tecnologia do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), coordenou o Projeto de Modernização do Sistema de Patentes (1973/1974) e foi presidente do Instituto Brasileiro do Café (IBC), entre 1987 e 1990. Amante dos livros, o embaixador Jório Dauster é, também, autor da elogiada tradução para o português do clássico “Lolita, de Nabokov.

Dinheiro - Conjuntura Internacional / Economistas

quadrado-azul

Jorge Maranhão

Jorge Maranhão é mestre em Filosofia da Cultura pela UFRJ, consultor de comunicação, escritor, palestrante, autor de diversos livros e centenas de artigos sobre o tema da Cidadania Corporativa e fundador do Instituto de Cultura de Cidadania A Voz do Cidadão. Em suas palestras, Jorge Maranhão transformar cidadãos comuns em verdadeiros agentes de cidadania, dispostos a influir no espaço público com propostas objetivas de políticas públicas.

Cidadania Corporativa - Cultura Conhecimento

quadrado-azul

José Carlos Mello

Vice-presidente da Gol Linhas Aéreas, consultor em projetos de transportes no Brasil e no exterior, tanto para órgãos governamentais quanto para empresas privadas, José Carlos Mello é um dos grandes especialistas brasileiros no tema. Foi secretário de Transportes no Distrito Federal e em Santa Catarina e atuou em órgãos como Sebrae, Cooppetec e Geipot, além de entidades governamentais no Chile, Colômbia, Uruguai, Venezuela e Angola.

Ocupou os cargos de chefe do Departamento de Planejamento da Empresa Brasileira de Transportes Urbanos (EBTU) e secretário-geral do Ministério do Interior. Foi, ainda, membro do International Advisory Commitee do Mega-Cities Project, na New York University, e do Grupo de Trabalho sobre Transportes, na Association Mondiale de Grandes Metrópoles (Paris).

Sua atividade acadêmica tem sido intensa, quer como professor, quer como conferencista. Foi professor em diferentes cursos de transportes na Fundação Getúlio Vargas e das Universidades Federais do Rio de Janeiro e Santa Catarina, dentre outras.

é autor de quatro livros, entre os quais “Planejamento dos transportes”(editora Mc- Graw Hill) e “Planejamento dos Transportes Urbanos (ed. Campus).

Suas palestras abordam temas como:

  • Transportes no Mercosul
  • Transportes na cadeia produtiva
  • Integração entre modos de transporte
  • Aspectos técnicos e econômicos dos transportes

Dinheiro - Transportes

quadrado-azul

José Gomes Temporão

Uma das maiores autoridades brasileiras em Saúde Pública, o ex-ministro da Saúde José Gomes Temporão é especialista em Saúde Pública e em Planejamento em Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública (Ensa-Fiocruz) e doutor em Medicina Social pela Uerj. Membro-titular da Academia Nacional de Medicina, dirige atualmente o Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde, órgão da União de Nações Sul-Americanas (Unasul).

Qualidade de Vida & Saúde

quadrado-azul

José Pastore

Consultor em Relações do Trabalho e Recursos Humanos, José Pastore é doutor honoris causa em Ciência e Ph. D. em Sociologia pela University of Wisconsin (EUA). Escreveu 35 livros sobre o tema e tem mais de 200 artigos técnicos publicados em revistas nacionais e internacionais. Articulista do jornal O Estado de S. Paulo na área do Trabalho, tem mais de 500 artigos publicados. Entre os cargos ocupados estão os de diretor acadêmico da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), professor visitante de inúmeras instituições estrangeiras e nacionais, chefe da Assessoria Técnica do Ministério do Trabalho, membro do Conselho de Administração da Organização Internacional do Trabalho (OIT), membro da Academia Internacional de Economia e Direito e membro da Comissão de Sistematização do Fórum Nacional do Trabalho, além de consultor em Relações do Trabalho da Confederação Nacional da Indústria, Confederação Nacional do Comércio, Federação Brasileira de Bancos, federações estaduais de indústria e comércio, centrais sindicais de trabalhadores e associações industriais setoriais.

Dinheiro & Trabalho & Capital Gestão & Gestão de Gente

quadrado-azul

Juca Varella

Luiz Varella Júnior, mais conhecido como Juca Varella, é um fotojornalista brasileiro. Iniciou sua carreira em 1985. Formou-se em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo. Passou pelas redações do Grupo DCI, Editora Globo, Folha de S. Paulo (17 anos), O Estado de S. Paulo (editor de fotografia 7 anos) e Agência Brasil, em Brasília (gerente de imagem).

Esteve presente em fatos marcantes no jornalismo nacional e internacional: Copas do Mundo de 1998/França; 2002/Coreia-Japão; Jogos Olímpicos Sidney/2000; Visitas dos Papas: Bento XVI (2007) e Francisco (2013); conflitos agrários e indígenas; caso PC Farias e seu envolvimento com a máfia italiana (Grande Prêmio Folha de Jornalismo); massacre de Eldorado dos Carajás; impeachment da presidente Dilma Rousseff e outros.

De 1994 a 1999 atuou na sucursal da Folha em Brasília, cobrindo política e economia.

Em 2003 foi o único fotógrafo brasileiro a cobrir a Guerra do Iraque junto com Sérgio Dávila, editor-executivo da Folha de S. Paulo, cobertura que rendeu o Prêmio ESSO de Reportagem e a publicação do livro ‘Diário de Bagdá’. Retornou ao Iraque em 2005, 2010 e em março/2013, acompanhando o desenrolar da ocupação americana e os dez anos de guerra.

Foi fundador e sócio do Portal Fotos Públicas.

Ganhou por três vezes o Prêmio Comunique-se como Repórter de Imagem e fui finalista em nove edições. Conquistei ainda os prêmios da CNT, ABAL, Grande Prêmio Folha e Prêmio Folha de Fotografia.

Formado em jornalismo pela Universidade Metodista. Em 2016 completa 31 anos de profissão.

quadrado-azul

Leo Gandelman

Saxofonista de sucesso, Leo Gandelman conduz um workshow em que utiliza a música e o processo criativo do artista para abordar questões como iniciativa, criatividade, determinação e relacionamento nos mundos das artes e corporativo. O Workshow começa com um breve histórico da formação e carreira do artista. Gradualmente, os tópicos do encontro são abordados com as seguintes óticas: Criação: A coragem do mergulho no espaço e o desafio da folha em branco. A criatividade e seu poder de transformar uma realidade. Determinação: Confiança em um ideal, a busca do sonho e o direcionamento da carreira profissional. Relacionamento: Trabalho em equipe e improviso. As diversas modalidades de jazz bebop, fusion, big bands. . . A sintonia: saber escutar e escolher a hora certa de atuar. Transformações: Breve panorama da indústria fonográfica nos dias de hoje e como os avanços tecnológicos rapidamente alteraram seu perfil de atuação e remuneração. Música: Exercício de grupo e coordenação. Leo Gandelman apresenta os diferentes modelos de saxofoneao público, que é convidado a experimentar a emoção de tirar um som do instrumento e a buscar sua própria sonoridade.

Gestão - Motivação Conhecimento - Arte, Cultura & Entretenimento

quadrado-azul

Luís Nassif

Luís Nassif é mais que um jornalista influente e respeitado é uma marca de qualidade em informação política e econômica. À frente de seu concorrido portal, um dos mais influentes da blogosfera brasileira, Nassif pauta diariamente milhares de leitores qualificados, que não se contentam com o pensamento único servido pelos grandes meios de comunicação. Formado pela Universidade de São Paulo (USP), é diretor-superintendente da Agência Dinheiro Vivo, a primeira empresa de informações econômicas do país. Premiado com o Esso de 1996, pela reportagem “O Plano Cruzado, Nassif é reconhecido como o introdutor do jornalismo eletrônico no Brasil, além de precursor do jornalismo de serviços, com as seções “Seu Dinheiroe “Jornal do Carro, publicadas no Jornal da Tarde. Foi eleito o colunista mais lido pela alta burocracia pública brasileira, de acordo com pesquisa da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), e o jornalista econômico mais admirado pela categoria, segundo pesquisa Data Kirstein. O “Mapa das Elites, elaborado pela FPJ Pesquisas junto a formadores de opinião, apontou Luís Nassif como o mais influente jornalista brasileiro. Suas conferências tratam de Gestão, Políticas Públicas e História da Economia Brasileira.

Conhecimento - Informação Dinheiro - Comentaristas / Cenários Políticos

quadrado-azul

Leonel Kaz

Pegue o Brasil, use o Brasil, transforme o Brasil. Ponha a mão na massa. A palestra “Brasil: Modo de Usar”mostra que o país tem jeito sim, a começar por você. é necessário compreender como somos, mergulhando de forma divertida em nosso passado cultural. Leonel Kaz é um motivador de plateias. Um entusiasta pelo que o Brasil tem de positivo. Sua palestra é descontraída, formativa e informativa ilustrada por rico material audiovisual. Nela, o que se valoriza é nossa herança cultural (a música, as artes, a literatura, o jornalismo) como alavanca para conseguir sucesso nas relações pessoais e profissionais. O conhecimento sobre nós mesmos nossas raízes culturais surge como um diferencial positivo na compreensão econômica e política da atualidade. A palestra quer, no fundo, tocar e despertar a sensibilidade de cada um. Leonel Kaz é professor de Cultura Brasileira na PUC/ RJ, onde também já coordenou o Projeto Portinari. Foi Secretário de Cultura e Esportes do Estado do Rio (responsável pela construção do Anexo do Theatro Municipal), além de ter presidido a Fundação de Artes do Rio de Janeiro. é coautor e editor de Aprazível Edições, tendo lançado recentemente as obras “Brasil Rito e Ritmo Um Século de Música”e “Brasil Palco e Paixão Um Século de Teatro.

Conhecimento - Arte, Cultura & Entretenimento / Informação / Educação Qualidade de Vida & Cidadania & Direitos Humanos Gestão & Motivação

quadrado-azul

Luiz Felipe Pondé

Pondé nasceu em Recife, no estado de Pernambuco. Atualmente é Vice-Diretor e Coordenador de Curso da Faculdade de Comunicação da FAAP; professor de Ciências da Religião da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e de Filosofia na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). Escreve semanalmente no jornal Folha de S. Paulo. Temas de Palestras: A Tirania da Felicidade e o Mundo do Trabalho O Desafio da Mudança Nesta palestra, Pondé aponta, de forma bem-humorada, diversos aspectos que mostram como a sociedade contemporânea evita as dificuldades relacionadas a qualquer tipo de mudança ética e Futuro na Cidade.

Conhecimento - Arte, Cultura & Entretenimento / Educação

quadrado-azul

Luiz Gonzaga Belluzzo

Um dos mais renomados economistas brasileiros, professor e escritor, Luiz Gonzaga Belluzzo foi eleito Intelectual do Ano 2004, pela União Brasileira dos Escritores (UBE). O prêmio (Troféu Juca Pato) foi conquistado pela publicação do livro “Ensaios sobre o Capitalismo do Século XX”(Unesp, São Paulo, 2004), em que trata de aspectos econômicos, sociais e políticos da atual conjuntura, com rara penetração crítica e independência intelectual acerca das idéias contemporâneas. Professor-titular do Instituto de Economia da Unicamp e consultor editorial da revista Carta Capital, Belluzzo afirma que estamos vivendo um fenômeno de decomposição do capitalismo, e que a atual configuração do sistema não permite melhorar a qualidade das políticas sociais públicas, principalmente nos países em desenvolvimento, levados a implantar condições de proteção social menos efetivas para atrair capitais. Ele defende a necessidade de revalorização do âmbito público e da compreensão de que, sem isso, a economia de mercado não funciona. Formado em Direito e em Ciências Sociais pela USP, Luiz Gonzaga Belluzzo foi assessor econômico do PMDB entre 1974 e 1992, secretário de política econômica do Ministério da Fazenda (1985-1987) e secretário de Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo (1988-1990).

Dinheiro - Economistas

quadrado-azul

Madalena Freire

Filha do educador Paulo Freire e autora de “Sala de Aula Que Espaço é Esse?”(Papirus, 1986) e “A Paixão de Conhecer o Mundo”(Paz e Terra, 1982), entre outros, Madalena Freire inspirou várias escolas consideradas inovadoras nos anos 80. Desde aquela década, assessora secretarias de educação municipais e estaduais. Madalena acha importante envolver as crianças na elaboração de normas, desde que a autoridade do professor esteja claramente nomeada. A busca do saber, diz a pedagoga, só se dá com rigor e sistematização de atividades. “Construir conhecimento não é como ir ao cinema ou jogar bola. Exige tempo determinado, espaço determinado, rotina de trabalho, constância. Sem rotina, não se desenvolve disciplina intelectual, e isso se faz já a partir dos dois anos.

Conhecimento - Educação

quadrado-azul

Manoel Fernandes

Jornalista, 40 anos, foi colunista da seção Hipertexto de Veja, editor-assistente, chefe de sucursal em Salvador e repórter da publicação onde esteve por oito anos, entre 1992 e 2000. Foi editor de Ciência e Tecnologia da Forbes Brasil durante dois anos (2000 a 2002). Depois assumiu a editoria de E-Commerce da revista Istoé Dinheiro. Em 2005 passou a comandar a direção de redação da RNT. é o fundador da revista BITES e sócio da W3 Geoinformação Editora. BITES é a primeira publicação no Brasil dedicada ao mundo dos negócios da web 2. 0. é uma revista do século XXI sem o uso de papel ou tinta na sua produção. A distribuição é completamente digital com o alcance de 150 mil leitores mensais. A revista integra o grupo Bites que ainda reúne uma promotora de eventos, uma unidade de análises e estudos estratégicos de novas mídias e a consultoria que atende grandes marcas do mundo empresarial brasileiro, como Editora Abril, Cisco, NEC, Yahoo!, Leo Burnett, TV Globo, Editora Record. Manoel também foi vencedor por duas vezes da seção nacional e regional do Prêmio Esso de Jornalismo na categoria Economia, de três edições do Prêmio Abril de Jornalismo e de prêmios de instituições públicas e privadas.

Novos palestrantes/ Tecnologia/ Gestão & Mídias Sociais

quadrado-azul

Maraci Sant'ana

Com 23 anos de prática clínica, Maraci Sant’Ana é psicóloga, escritora e palestrante. Na qualidade de palestrante, participou de vários eventos em órgãos públicos e empresas privadas, discorrendo sobre temas como relacionamentos, violência doméstica, abuso sexual e transtornos de humor e de ansiedade.

Comportamento / Saúde Mental / Relacionamentos

quadrado-azul

Marcelo Gleiser

Físico brasileiro, Marcelo Gleiser atua como pesquisador em instituições norte-americanas. Tornou-se conhecido do público com o livro “Dança do Universo”(mais de 40 mil exemplares vendidos). Cientista premiado mundialmente, ministra palestras sobre origem do universo e vida cósmica. Participa regulamente de programas de divulgação científica nas televisões do Brasil, dos Estados Unidos e da Inglaterra. Em 1994, foi premiado pelo então presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, com o Presidential Faculty Fellows Award, pelo trabalho de pesquisa em cosmologia e pela dedicação ao ensino.

Tecnologia & Ciências

quadrado-azul

Marcelo Rubens Paiva

Cronista do jornal O Estado de S. Paulo, escritor, jornalista, roteirista, dramaturgo, tuiteiro e blogueiro “com tração das 4 rodas, Marcelo Rubens Paiva é autor do best seller “Feliz Ano Velho, livro brasileiro mais vendido da década de 80, ganhador do Prêmio Jabuti, em 1982, no qual aborda o acidente que o deixou tetraplégico (mais tarde, com muita fisioterapia e força de vontade, voltou a locomover as mãos e os braços).

Ganhou o prêmio ABL de Cinema em 2012, pelo roteiro de “Malu de Bicicleta, e o prêmio Shell de melhor autor teatral em 2000, pela peça “E aí, comeu?”(recentemente adaptada para o cinema, com recorde de bilheteria).

Conhecimento & Arte, Cultura & Entretenimento / Informação / Ciências Políticas & Sociais

quadrado-azul

Marcos Cintra

Vice-presidente da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o economista Marcos Cintra é o idealizador da proposta do Imposto único, que prevê a substituição de todos os tributos por apenas um: a alíquota de 1% incidente sobre cada parte de uma transação (débito e crédito). A proposta traria benefício tanto para as empresas, com a redução de seus custos administrativos e burocráticos, quanto para o trabalhador, que deixaria de ter descontos como a contribuição ao INSS e o Imposto de Renda. Professor de Microeconomia, Macroeconomia, Finanças Públicas, Economia Agrícola e Desenvolvimento Econômico nos cursos de Administração de Empresas e de Administração Pública da FGV, Marcos Cintra obteve quatro títulos superiores pela Universidade de Harvard (EUA): bacharel em Economia, mestre em Planejamento Regional, mestre em Economia e Doutor em Economia.

Dinheiro & Economistas

quadrado-azul

Marcos Gouvêa de Souza

O administrador de empresas Marcos Gouvêa de Souza é sócio e diretor-geral da GS&MD e foi, durante 18 anos, executivo de empresas como Grupo Fenícia, Lojas Arapuã, Sears e Dillard’s. Por oito anos, foi professor na Escola Superior de Propaganda e Marketing e na Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da Fundação Getúlio Vargas. Coordenou vários estudos especiais, com destaque para “A redescoberta do real mercado brasileiro, “Propaganda no varejo, “Revolução das marcas, “Franchising no varejo”e “Globalização no varejo. Em 1988, ganhou o Prêmio Caboré como Profissional de Marketing, eleito por meio de pesquisa realizada pela revista Meio&Mensagem. Gouvêa de Souza foi também dirigente das seguintes entidades: Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), Associação Brasileira de Anunciantes (ABA), Conselho de Auto Regulamentação Publicitária (Conar) e Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Gestão - Vendas / Publicidade & Marketing

quadrado-azul

Marcos Troyjo

Diplomata, economista, cientista político, sociólogo, professor universitário e jornalista, Marcos Troyjo tem ocupado ao longo dos últimos 20 anos funções de destaque nos campos da educação, mídia, convergência tecnológica, relações corporativas, comunicação empresarial e relações internacionais.

é cofundador e codiretor do BRICLab, na Universidade de Columbia, um fórum especial sobre Brasil, Rússia, índia e China, onde ele ensina assuntos internacionais. é colunista da Folha de S. Paulo e comentarista regular para os meios de comunicação globais como a CNN en Español, Latin Business Chronicle e Financial Times.

Seus artigos de opinião, entrevistas e comentários já foram veiculados por órgãos de imprensa brasileiros como Globonews, Rádio CBN, O Estado de S. Paulo, Veja, Rádio Eldorado, TV Cultura, Istoé, TV Bandeirantes, Jornal do Brasil, Valor Econômico, TV Record, IG, Gazeta Mercantil, Istoé Dinheiro e Correio Braziliense, dentre outros, e também no exterior, como Expansión, BBC, CNN e New York Times.

Dinheiro - Conjuntura Internacional/Comentaristas Cenários Políticos/ Economistas Conhecimento - Ciências Políticas & Sociais

quadrado-azul

Mariella Augusta Mariz Masagão

Mariella É escritora, mestre e doutora em literatura (Machado de Assis e Fernando Pessoa) pela USP, com pós-doutorado pela UNICAMP em retórica. Organiza eventos de cinema, literatura, música e artes plásticas. Possui livros de ficcção publicados e artigos que trabalham emoções e visões de mundo em importantes revistas de arte e filosofia, no Brasil e no exterior.

Comunicação - Arte & Cultura & Desenvolvimento Pessoal e Profissional

quadrado-azul

Mario Sérgio Duarte

Especialista em Segurança Pública, o coronel Mario Sérgio Brito Duarte fala com autoridade e experiência prática sobre o tema. Ex-Comandante Geral da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, acumula ainda em seu currículo os postos de ex-comandante do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais) e ex-diretor de Operações de Inteligência da Secretaria de Segurança do Rio de Janeiro. Orador, conferencista, expositor e debatedor, já foi ouvido na Organização das Nações Unidas (ONU), Congresso Nacional, Academia Brasileira de Filosofia, Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Ordem dos Advogados do Brasil / seção Rio de Janeiro (OAB-RJ), Casa do Saber, Associação Brasileira de Imprensa e Defensoria Pública do Rio de Janeiro, entre várias outras instituições. Autor dos livros “Liberdade para o Alemão O Resgate de Canudos”e “Incursionando no Inferno A Verdade da Tropa 3, é articulista de O Globo, O Dia e Jornal do Brasil, além de colunista do diário METRO Rio, onde escreve a coluna “Segurança em Letras. Participa também da mesa de debates do programa “Manhã da Globo, na Rádio Globo, ao lado de Roberto Canázio. Ocupa atualmente o cargo de secretário de Políticas de Segurança de Duque de Caxias (RJ).

Qualidade de Vida & Segurança Pública

quadrado-azul

Matheus Akira Tomoto

Matheus Akira Tomoto, 25, estudou em escola pública, nunca fez curso de inglês, e foi aceito nas dez melhores faculdades de engenharia dos Estados Unidos. Estagiou no renomado MIT – Instituto de Tecnologia de Massachusetts – e desenvolveu a primeira tecnologia do mundo capaz de transferir energia elétrica sem fio pelo ar e pela água. Enquanto estava no MIT fundou o Inspirando Jovens de Sucesso, trabalho social que auxilia jovens brasileiros a descobrirem seu propósito de vida, incentivando o protagonismo e o empoderamento pessoal. Matheus também atua como coaching para novos empreendedores, com foco principal em desenvolvimento de produtos tecnológicos e marketing digital. Além disso, Matheus continua no ramo de pesquisa e desenvolvimento em engenharia, atuando como coordenador de diversos projetos, como: o B’Energy Racing, com a construção de veículos elétricos de alta potência; a prótese de mão biônica comandada pelo cérebro, para pessoas com necessidade física; e, o andador especial para crianças com paralisia cerebral.

Matheus Akira Tomoto, 25, estudou em escola pública, nunca fez curso de inglês, e foi aceito nas dez melhores faculdades de engenharia dos Estados Unidos.

quadrado-azul

Mauro Anchieta

Mauro Anchieta É jornalista, repórter da Rede Globo há 28 anos. Radicado em Salvador, é repórter especial e trabalha para o Jornal Nacional, Jornal Hoje, Bom Dia Brasil e outros jornais de rede. Fala sobre os desafios da reportagem na era da Internet, a relação entre a imprensa e o meio empresarial e do jornalismo como lição de vida e aprendizado.

Comunicação - Arte & Cultura & Desenvolvimento Pessoal e Profissional - ( novos palestrantes, conhecimento, qualidade de vida)

quadrado-azul

Max Gehringer

Conhecido por seus artigos em revistas como época, Exame e Você S/A,Max Gehringer é comentarista da Rádio CBN e do programa “Fantástico”(Rede Globo). Administrador de empresas, atuou como executivo no Brasil e no exterior. é autor de vários livros, dentre eles “Comédia Corporativa, “Emprego de A a Z”e “Aprenda a ser chefe. Seu primeiro emprego, aos 12 anos, foi de auxiliar de faxina; o último, de presidente da Pullman. Max Gehringer construiu uma carreira bem-sucedida como executivo de grandes empresas. Além da Pulman / Santista Alimentos, foi presidente da Pepsi-Cola Engarrafadora, diretor Comercial e Industrial da Elma Chips e diretor de Sistemas da Frito Lay, nos Estados Unidos. Em 1999, foi eleito um dos 30 Executivos Mais Cobiçados do Mercado, pela Gazeta Mercantil. No auge da carreira, abriu mão do poder de alto executivo para escrever e fazer palestras. Deu certo: é um dos palestrantes mais requisitados do Brasil.

Gestão - Motivação / Gestão de Gente

quadrado-azul

Merval Pereira

Merval Pereira nasceu no Rio de Janeiro, em 24 de outubro de 1949. é comentarista da Globonews e da CBN e Colunista de O Globo, onde entrou em 1968, como repórter estagiário, tendo sido, entre outras funções, editor nacional, editor-chefe, diretor da sucursal de Brasília, diretor de redação e diretor executivo do Infoglobo. Foi Diretor de Jornalismo de Mídia impressa e rádio das Organizações Globo.

Politica/Jornalismo

quadrado-azul

Mikaela Paim

Mikaela é paulistana, cresceu na área gastronômica e se especializou em vinhos, bebidas alcoólicas, charutos, café e serviço voltado a vivência do cliente. Lida com o desafio de inovar o tradicional e construir pilares para os novos produtos brasileiros de qualidade. Inovadora,traz como conceito impactar os clientes com a sutileza das experiências sensoriais. Reúne suas bagagens do mundo enogastronômico para explicar o conjunto de inteligência integrada para expandir esta área.

Sommelier/ Vivência do cliente & experiências sensoriais

quadrado-azul

Millena Machado

Formada em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, com pós-graduação pela ESPM, Millena Machado conquistou espaço na televisão brasileira, sendo hoje apresentadora na Rede Globo. Todo domingo de manhã, Millena comanda o “Auto Esporte, programa líder de audiência no horário. Antes de comandar programas e noticiários nos maiores canais televisivos, foi assessora de imprensa e produziu conteúdo para o portal IG. Atuou ainda como repórter, produtora e editora de matérias de variedades, prestação de serviços, comportamento e saúde para o Canal 21, Rede TV!, IPCTV e TV OAB. Em pouco tempo, passou a ser cotada para comandar telejornais, sendo que o primeiro deles foi na R. I. T. TV, quando ainda cursava a faculdade. Mas foi em 2005 que sua carreira deslanchou, quando apresentou a “BandNews TV, mostrando versatilidade e desenvoltura ao cobrir importantes eventos, como a posse do presidente Obama, as eleições brasileiras, a entrega do Oscar, a vinda do papa Bento XVI e o acidente com o avião da TAM em Congonhas (ocasião em que a transmissão ao vivo durou 7 horas e meia). Palestrante e apresentadora de eventos, Millena Machado prestou serviços para diversas grandes empresas, como IBM, Shell, Crivo, Avianca, Ford, Audi, GM, Accor, APAS, Yamaha, A|W, jornal O Estado de S. Paulo, P&G, Unilever e Nextel.

Conhecimento & Informação

quadrado-azul

Mí­riam Leitão

Uma das mais influentes jornalistas do país, Míriam Leitão é colunista do jornal O Globo (desde 1991), comentarista-editora sênior da rede Globo, comentarista da rádio CBN, comentarista do “Bom Dia Brasil”e entrevistadora do programa “Espaço Aberto, da Globonews. Em resumo, Míriam Leitão antecipa o que acontece de mais importante na economia, revelando os bastidores das grandes decisões do país. Mineira de Caratinga, estreou no jornalismo no Espírito Santo, como repórter do jornal A Tribuna, em 1972, antes mesmo de iniciar o curso de comunicação. Depois disto, trabalhou em Brasília (onde se formou, na UNB), São Paulo e Rio, em jornal, rádio, televisão e revista. Trabalhou seis anos na Gazeta Mercantil, na cobertura de assuntos diplomáticos e de comércio exterior. Foi editora assistente da Veja. Trabalhou dois anos na Abril Vídeo, como repórter e entrevistadora de TV. Foi editora de economia e colunista do Jornal do Brasil, comentarista de economia do “Programa de Domingo, da TV Manchete, e colunista de O Estado de S. Paulo.

Dinheiro - Comentaristas

quadrado-azul

Murillo de Aragão

Murillo de Aragão é advogado, jornalista e cientista político. Membro da Associação Brasileira de Ciência Política, da American Political Science Association e da Internacional Political Science Association, integrou o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República. é formado em Direito pela Faculdade de Direito do Distrito Federal (UniCEUB), mestre em Ciência Política pela Universidade de Brasília (UnB) e doutor em Sociologia (estudos latino-americanos) pelo Ceppac Universidade de Brasília. Entre 1992 e 1997, foi pesquisador associado da Social Science Research Council (Nova York). Foi também membro do board da International Federation of the Periodical Press (Londres), entre 1988 e 2002. Como palestrante e analista político, Murillo de Aragão proferiu mais de duas centenas de palestraspara investidores estrangeiros sobre os cenários políticos e conjunturais do Brasil, em Nova York, Miami, Londres, Edimburgo, São Francisco, San Diego, Lisboa, Washington, Boston, Porto, Buenos Aires, Santiago, Lima, Guatemala City, Madrid, Estocolmo, Milão, Roma, Amsterdã, Oslo e Paris.

Dinheiro & Cenários Políticos Conhecimento & Ciências Políticas & Sociais

quadrado-azul

Naomar de Almeida Filho

Professor Titular de Epidemiologia no Instituto de Saúde Coletiva da UFBA. Ph. D. em Epidemiologia. Doctor of Science Honoris Causa: McGill University, Canadá¡. Â Professor Visitante em: Universidad de Guadalajara, Universidade da Califórnia em Berkeley, Universidade de Montreal, Universidade Harvard, e outras. Â Pesquisador nível I-A do CNPq desde 1986, no campo da epidemiologia em saúde mental. Publicou 347 trabalhos científicos, incluindo 190 artigos em periódicos indexados e 137 capítulos. Â Autor de livros sobre Epidemiologia e Saúde Coletiva publicados no Brasil e no exterior.

Conhecimento, novos palestrantes, qualidade de vida.

quadrado-azul

Natuza Nery

Natuza Nery é comentarista de política da Globonews. Foi editora do Painel, da Folha de S. Paulo, e repórter especial da sucursal da Folha em Brasília. Foi repórter sênior da Reuters, responsável pelas áreas de política, economia e commodities.

Comentarista de Política

quadrado-azul

Nélida Piñon

Primeira mulher a presidir a Academia Brasileira de Letras, Nélida Piñon vem proferindo conferências em vários congressos internacionais, sobre temas ligados à cultura, literatura e criação literária. Deu cursos na City University of New York, Columbia University, Sorbonne e Universidade Complutense de Madri, entre outras. Sua obra foi publicada na Alemanha, Itália, Espanha, União Soviética, Estados Unidos, Cuba e Nicarágua. Tem contos publicados em centenas de revistas e antologias brasileiras e estrangeiras. Em suas conferências, exercita o que considera a função do escritor, que não deve se limitar apenas a criar, mas também emprestar sua consciência à consciência dos seus leitores.

Conhecimento - Arte, Cultura & Entretenimento

quadrado-azul

Paulo Kramer

Doutor e mestre em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj), Paulo Kramer acumula mais de uma década de experiência como assessor parlamentar e consultor de empresas nacionais e estrangeiras, nas áreas de Análise de Risco Político e Relações Governamentais. Publicou artigos nos principais veículos da imprensa nacional, entre eles Correio Braziliense, Gazeta Mercantil, Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, O Globo, Jornal do Brasil e Veja.

Dinheiro - Cenários Políticos Conhecimento - Ciências Políticas & Sociais

quadrado-azul

Paulo Moreira Leite

Jornalista com mais de 30 anos de experiência, Paulo Moreira Leite foi redator-chefe da revista Vejae teve participação importante em três prêmios Esso recebidos pela revista. Ocupou também os cargos de diretor de redação do jornal Diário de São Paulo e das revistas época e Istoé. Foi correspondente da Veja, em Paris, e da Gazeta Mercantil, em Washington. Sem nunca perder o faro de repórter, descobriu fatos inéditos sobre o golpe de 64, a começar pelo sinal verde do então presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, aos militares golpistas. Foi também responsável por outro “furo”importante: os diários de Getúlio Vargas. Além disso, revelou aos brasileiros a força dos chamados Tigres Asiáticos, numa época em que a nossa imprensa ignorava o tema. Autor do best-seller “O outro lado do Mensalão, Paulo Moreira Leite comanda o programa de entrevistas “Espaço Público, exibido pela TV Brasil, e assina uma prestigiada coluna no site Brasil 247 (paulomoreiraleite. com).

Conhecimento & Informação

quadrado-azul

Paulo Rabello de Castro

Um dos principais defensores da reforma do Estado, Paulo Rabello de Castro é doutor em Economia (M. A. e Ph. D) pela Universidade de Chicago, onde teve como professores três ganhadores do Prêmio Nobel de Economia: Milton Friedman, Gary Becker e T. W. Schultz. Diretor-Presidente da SR Rating, primeira empresa brasileira de classificação de riscos de crédito, integra o Comitê de Gestão do Grupo de Lideres Empresariais (Lide). Membro do Conselho de Administração de alguns destacados grupos nacionais e internacionais, contribui para diversas mídias, como colunista e comentarista, entre os quais o jornal Brasil Econômico, e vários blogues de opinião.

Dinheiro & Comentaristas Gestão & Gestão Empresarial

quadrado-azul

Paulo Storani

Coordenador de Operações Especiais e consultor dos filmes “Tropa de Elite”e “Tropa de Elite 2, Paulo Storani é um dos oficiais que serviram de inspiração para a criação do personagem Capitão Nascimento, interpretado por Wagner Moura. Sua palestra tem como objetivo despertar as pessoas para a importância da superação de desafios no ambiente competitivo de trabalho e o papel da liderança sob os aspectos rígidos dos “homens de preto”do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais do Rio de Janeiro). Mestre em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense, Paulo Storani é pós-graduado em Administração Pública e em Gestão de Recursos Humanos, ambos pela Fundação Getúlio Vargas, e em Treinamento Físico, pela Universidade Gama Filho. Atualmente, é professor da Universidade Cândido Mendes, pesquisador do Instituto Universitário de Políticas Públicas e Ciências Políticas da Universidade Cândido Mendes. Ex-secretário Municipal de Segurança Pública da Prefeitura de São Gonçalo (RJ), tem experiência na área de administração pública, com ênfase em Segurança Pública, e como consultor de empresas, na área de treinamento.

Gestão Motivacional/ Vendas / Gestão de Gente / Gestão Empresarial Qualidade de Vida & Segurança Pública

quadrado-azul

Pratini de Moraes

Economista, com pós-graduação em Administração Pública e Administração de Empresas, Marcus Vinicius Pratini de Moraes é uma das maiores autoridades brasileiras em comércio exterior. Foi quatro vezes ministro de Estado: ministro interino do Planejamento e Coordenação Geral (1968-1969), ministro da Indústria e do Comércio (1970-1974), ministro de Minas e Energia (1992) e, finalmente, ministro da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento (1999-2002). Em seu currículo constam cargos importantes, como presidente da Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior (Funcex),membro do Conselho da International Finance Corporation (Washington, Estados Unidos), presidente da Associação do Comércio Exterior do Brasil (AEB), membro do Conselho de Supervisão do Banco ABN-AMRO, membro do Conselho Consultivo da Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F), presidente do Conselho da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes Industrializadas (Abiec), membro do Conselho Empresarial Brasil-China, presidente do Conselho Empresarial Brasil-Rússia e membro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial.

Dinheiro - Agronegócio & Comércio Exterior

quadrado-azul

Raul Rosenthal

Engenheiro de Produção, com Ph. D. em Production Engineering-Financial Simulation pela University of Birmingham (Inglaterra), Raul Rosenthal é especialista em Gestão/Transformação de Empresas e Estratégias de Marketing nos segmentos de Serviços e Varejo. Ex-professor da Fundação Getúlio Vargas e professor dos cursos de MBA da Faculdade de Economia e Administração da USP, tem artigos publicados no Brasil e exterior.

Membro do Conselho de diversas empresas brasileiras e multinacionais, como Telpart Participações (Telemig/Telenorte Celular), Copebrás S/A, Stenfar Argentina S/A e Grupo Eberle Mundial, entre outras, foi duas vezes eleito um dos Executivos do Ano pela revista Exame. Presidiu as empresas American Express cartões de crédito, travelers cheque e banco, na Argentina /Cone Sul, Brasil e América Latina.

Dinheiro - Economistas Tecnologia - Comércio Eletrônico Gestão - Gestão Empresarial / Publicidade & Marketing

quadrado-azul

Raul Velloso

Conhecido como "O maior especialista brasileiro em contas públicas", Raul Velloso é um dos palestrantes mais requisitados do Brasil em assuntos macroeconômicos, quando a ênfase da discussão recai sobre os aspectos de natureza fiscal-financeira. O sucesso de Raul Velloso nessa área se deve à sua formação sólida (é Ph. D. em Economia pela prestigiosa Yale University, dos Estados Unidos), e à larga experiência (exerceu várias funções de destaque na área econômica do Governo Federal, tendo participado ativamente de todos os programas de estabilização de 1984 para cá, inclusive o Plano Real. Durante sua atuação na área pública federal, representou o Brasil em várias negociações com o FMI. Foi membro de conselhos de administração da Embraer e do BNDES. Exerceu várias funções no Instituto de Planejamento Econômico e Social (Ipea), e tem atuado desde 1991 como consultor econômico, especializado em Análise Macroeconômica e Finanças Públicas. Em suas palestras, aborda com bom-humor e simplicidade temas complexos, com o objetivo de permitir aos participantes um melhor entendimento desses problemas, com vistas ao posicionamento sobre negócios empresariais e gestão financeira individual.

Dinheiro & Economistas

quadrado-azul

Reinaldo Polito

Reinaldo Polito é Mestre em Ciências da Comunicação, escritor, palestrante e professor de oratória nos cursos de pós-graduação em Marketing Político, Gestão Corporativa e Relações Públicas na ECA-USP. Escreveu 27 livros com mais de um milhão de exemplares vendidos em países de praticamente todos os continentes. Ministra treinamentos e palestras sobre temas relacionados à comunicação e relacionamento interpessoal. é Presidente da Academia Paulista de Educação.

Reinaldo Polito Mestre em Ciências da Comunicação, escritor, palestrante e professor de oratória nos cursos de pós-graduação em Marketing Polí­tico, Gestão Corporativa e Relações Públicas na ECA-USP

quadrado-azul

Ricardo Castro

Maestro, pianista, professor de piano, educador, Ricardo Castro é o primeiro brasileiro a receber, o título de Membro-Honorário da Royal Philarmonic Society. Criado em 1826, como reconhecimento a importantes serviços prestados à música, o título foi concedido apenas 131 vezes e tem na sua galeria de agraciados nomes como Mendelssohn, Rossini, Berlioz, Wagner, Brahms, Tchaikovsky, Rachmaninov e Stravinsky, entre outros. Convidado para tocar com grandes orquestras (BBC London, Tokyo Phil, Suisse Romande, English Chamber, CBSO) e apresentar-se em algumas das mais importantes salas de concerto do mundo (Rainha Elisabeth, Victoria Hall, Salzburg Festpiele, Herkulessaal, Barbican Center), Ricardo Castro encontra tempo para uma de suas paixões: as atividades pedagógicas e sociais, principalmente voltadas para educação musical. Assim, vive entre a Europa e o Brasil, dedicando-se principalmente ao crescimento integral de crianças e jovens de todos os segmentos da sociedade. Em 2007, assumiu a responsabilidade de implantar e dirigir, em Salvador (BA), um projeto inspirado no El Sistema, da Venezuela: o Neojiba (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia). “Não posso imaginar guardar a música para mim. Ela precisa ser compartilhada não só através de apresentações, mas também pelo ensino sistemático, afirma. Em suas palestras, Ricardo Castro explica o conceito de “Aprende quem ensina, fala sobre a importância da prática musical na vida das pessoas e defende que as instituições estejam empenhadas em criar oportunidades para que todos possam tocar um instrumento.

Conhecimento & Arte, Cultura & Entretenimento

quadrado-azul

Ricardo Kotscho

Repórter desde 1964, Ricardo Kotscho já trabalhou nos principais veículos da imprensa brasileira (Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo, Istoé, O Estado de S. Paulo, época, Rede Globo), nas funções de repórter, repórter especial, editor, chefe de reportagem, colunista, blogueiro e diretor de jornalismo. é atualmente comentarista do “Jornal da Record Newse repórter especial da revista Brasileiros.

Foi correspondente do Jornal do Brasil na Europa, nos anos 1977-1978, e exerceu o cargo de Secretário de Imprensa e Divulgação da Presidência da República, no governo Luiz Inácio Lula da Silva, no período 2003-2004.

Ganhou os prêmios Esso, Herzog, Carlito Maia, Comunique-se, Top Blog e Cláudio Abramo, entre outros. Em 2008, foi um dos cinco jornalistas brasileiros contemplados com o Troféu Especial de Imprensa da ONU.

Conhecimento & Informação

quadrado-azul

Ricardo Liáo

Economista, analista do Banco Central do Brasil, Ricardo Liáo atua no Departamento de Combate a Ilícitos Cambiais e Financeiros (Decif) e tem amplos conhecimentos sobre lavagem de dinheiro. Representou o Banco Central no Grupo de Trabalho sobre Lavagem de Dinheiro, coordenado pela Centro de Estudos Monetários Latioamericanos (CEMLA), na Subcomissão de Lavagem de Dinheiro no âmbito do Mercosul, e em seminários sobre Lavagem de Dinheiro promovidos pelos Bancos Centrais dos países membros do Mercosul. Participa ainda, como representante do Banco Central, do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) e do Núcleo Especial de Combate á Impunidade. Participou, como palestrante, de seminários sobre lavagem de dinheiro promovidos por Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Associação dos Bancos do Rio de Janeiro (Aberj), Grupo Mission de Desenvolvimento Profissional, Banespa, Associação Brasileira das Administradoras de Consórcio (Abac), Associação das Empresas Distribuidoras de Valores (Adeval), Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes) e Institute for International Research do Brasil (IRR).

Dinheiro - Economistas Qualidade de Vida - Ética & Combate à Corrupção

quadrado-azul

Ricardo Noblat

Um dos mais respeitados jornalistas brasileiros, Ricardo Noblat iniciou a carreira como repórter do Jornal do Brasil, em 1967. Entre outros cargos de destaque, chefiou a sucursal da revista Manchete, em Recife, e da Veja, em Salvador. Em Brasília, foi diretor da sucursal do Jornal do Brasil, atuando também como interino da “Coluna do Castelo, e, mais tarde, como titular da coluna “Coisas da Política. Entre 1994 e 2002, comandou o Correio Braziliense, implantando a reforma gráfica e editorial que faria dele um dos mais combativos jornais brasileiros e o mais premiado no país e no exterior. Dirigiu depois o jornal A Tarde, de Salvador. Foi, também, diretor de marketing político da agência de publicidade Propeg, de 1990 a 1992. Coordenou cinco campanhas eleitorais no Brasil e a primeira campanha presidencial da história de Angola, ajudando a eleger o presidente José Eduardo dos Santos, do Movimento Popular pela Libertação de Angola (MPLA).

Conhecimento & Informação

quadrado-azul

Robert Wong

Cidadão brasileiro de origem chinesa, Robert Wong foi escolhido pela revista The Economist como um dos 200 mais destacados headhunters do mundo. Formou-se pela Chapel American School, em São Paulo, graduou-se em Engenharia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e recebeu uma bolsa da Confederation of British Industry Scholar para sua pós-graduação na Inglaterra.

Sua carreira profissional inclui posições executivas em uma empresa empreiteira e numa trading multinacional que lhe propiciou convívio internacional. Trabalhou durante cinco anos numa organização prestadora de serviços, na qual era responsável pela Divisão de Recrutamento e Seleção de Executivos, antes de juntar-se à Korn/Ferry International como vice-presidente/sócio.

Robert Wong foi eleito por seus pares membro do Board of Directors of Korn/Ferry International, pelo período de 1992/1995. Ocupou a Presidência da Korn/Ferry International Brasil de 1995 a 2002, e foi diretor-regional para a América do Sul entre 2000 e 2002.

Gestão - Gestão de Gente

quadrado-azul

Roberto Giannetti da Fonseca

Ninguém melhor do que ele que sempre apostou na expansão das vendas externas como reforço para o desenvolvimento sustentado da economia para apontar onde residem os problemas e onde estão as melhores oportunidades de exportações.

Em vez de “gerenciar problemas”e “apagar incêndios, o economista Roberto Giannetti da Fonseca mostra como superar desafios, utilizando os recursos financeiros e humanos da empresa para fazer aquilo que elamais sabe: trabalhar no seu negócio, desenvolver mercados e produtos, gerar oportunidades de crescimento para seus acionistas e colaboradores.

Dinheiro - Agronegócio & Comércio Exterior

quadrado-azul

Roberto DaMatta

Antropólogo, professor, ensaísta e escritor, Roberto DaMatta é professor de antropologia na universidade Notre Dame (Estados Unidos), desde 1987. Na qualidade de professor-visitante das universidades norte-americanas de Winsconsin-Madison e Califórnia-Berkeley e da universidade inglesa de Cambridge, proferiu conferências nos principais centros de pesquisa e ensino de antropologia social da América, Europa, ásia e áfrica. A importância de sua obra fez com que se tornasse membro-titular da Academia Brasileira de Ciências e do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. Em abril de 2000, foi eleito membro estrangeiro da American Academy of Arts and Sciences dos Estados Unidos. PhD em Antropologia Social, Roberto DaMatta escreveu 12 livros, entre os quais “Carnaval, malandros e heróis, “Universo do futebol”e “ Tocquevilleanas, entre outros. Recebeu o prêmio Casa Grande Senzala, do Instituto Joaquim Nabuco, como a melhor interpretação do Brasil nos anos 1980, com o livro “O que faz o brasil, Brasil?.

Conhecimento - Antropologia / Ciências Políticas & Sociais

quadrado-azul

Rodney Lisboa

A estratégia militar empregada em ações de enfrentamento (guerra ou crise) vem sendo utilizada desde a década de 1960 pelo meio corporativo como forma de otimizar o desempenho funcional. Obras como “A Arte da Guerra”(Sun Tzu), “Da Guerra”(Carl von Clausewitz) e “O Livro dos Cinco Anéis”(Miyamoto Musashi), são apenas alguns dos textos utilizados por gestores como fontes de referência para a aquisição desse conhecimento.

Estendendo-se para além das aplicações estratégicas, a atividade militar têm um vasto conjunto de saberes que podem contribuir significativamente para incrementar a performance de condução e execução de ações empreendedoras características do setor empresarial.

Assim como ocorre no mundo dos negócios, as operações militares de natureza não convencional (Operações Especiais) requerem um apurado repertório de habilidades individuais e extrema coesão da equipe engajada em uma missão, cuja natureza pode transcorrer em um contexto de elevada criticidade por ocasião dos riscos envolvidos em determinado procedimento. Nesse contexto, a abordagem centrada nas capacidades humanas como forma de incrementar a performance profissional proposta neste ciclo de exposições, desponta como contribuição substancial na tarefa de fomentar competências que incidam na otimização de resultados, seja em uma operação militar ou em um empreendimento corporativo.

Rodney Lisboa é editor do blog FOpEsp (Forças de Operações Especiais); colaborador da revista Segurança Defesa para o seguimento Operações Especiais; consultor do site Plano Brasil (Defesa e Geopolítica) para assuntos relacionados às Operações Especiais; autor de diversos estudos abordando a temática da Guerra Irregular e das Operações Especiais; palestrante convidado em diferentes unidades militares de elite; trabalhou por quinze anos como docente em instituições de ensino superior; é graduado em Educação Física; pós-graduado em História Militar;
possui título de mestre em Estudos Marítimos com formação pela Escola de Guerra Naval, onde desenvolveu trabalho acadêmico sobre as Operações Especiais da Marinha do Brasil.

Performance/ Gestão de Equipes/ Planejamento/ Liderança

quadrado-azul

Rodrigo Pimentel

Ex-capitão do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiaisdo Rio de Janeiro), Rodrigo Pimentel é autor e personagem das histórias que deram origem aos filmes “Tropa de Elite, grande vencedor do Festival de Berlim, e “Tropa de Elite 2, maior bilheteria do cinema brasileiro, ambos dirigidos por José Padilha.

Na luta real contra o crime organizado, o ex-capitão do Bope liderou a legendária equipe Alfa, retratada nos filmes e nos dois best-sellers homônimos, publicados em espanhol, francês, polonês, inglês e italiano.

Personagem do documentário “Notícias de uma Guerra Particular, de João Salles, no qual relata com detalhes a sua experiência em operações no combate ao tráfico em comunidades do Rio de Janeiro, Rodrigo Pimentel foi também um dos produtores do documentário “ônibus 174, de José Padilha, ganhador do Emmy Award, principal prêmio da televisão mundial.

Pós-graduado em Sociologia Urbana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Rodrigo Pimentel é comentarista de segurança pública da TV Globo e palestrante de sucesso no Brasil e no exterior.

Gestão & Motivação

quadrado-azul

Rogério Sidaoui

Paulistano, 54 anos, pai e avô, professor de Humanidades, graduado em Teologia e história, escritor, celebrante de casamentos e palestrante. Pelos anos ligados ao estudo da Espiritualidade Humana e dos Rituais de passagem desenvolveu uma capacidade de enxergar as pessoas e descobrir a melhor forma de enaltecer- lhes o espírito e renovar-lhes as esperanças através da reflexão pessoal . Os temas abordados por ele são sempre ligados à inclusão do ser no espaço social , à capacidade que o ser humano tem de se reinventar a cada dia e de que forma se estabelece o desenvolvimento humano. Este palestrante tem na ética e na espiritualidade os dois pilares de sustentação da humanidade. Com mais de 1000 cerimônias de casamentos realizadas , após exaustivo estudo do caráter humano e dos relacionamentos humanos, depois de se aprofundar nas relações pessoais e no atendimento à casais e à família, buscou colocar seu conhecimento à serviço da vida e das pessoas em palestras, workshops e cursos.

Espiritualidade - Ética Humanidades

quadrado-azul

Sallete Lemos

Analista econômica, colunista, analista e articulista em vários jornais e revistas de circulação nacional, Sallete Lemos é uma das pessoas mais indicadas para falar sobre Cenário Econômico. Jornalista formada pela Casper Líbero, com especialização em macroeconomia, finanças, teoria econômica, comércio exterior e dívida pública pela Fundação Getúlio Vargas, foi repórter-especial do Jornal da Tarde e do Estado de S. Paulo, recebendo duas vezes o Prêmio Esso de Jornalismo (maior premiação da categoria), em 1985 e 1987, por suas reportagens sobre BNH e Imposto de Renda.

Foi repórter da revista Exame e analista econômica da rádio Jovem Pan. Desempenhou, também, a função de analista econômica nos principais jornais da rádio CBN. Iniciou a carreira na televisão com Luís Nassif, como repórter, analista e âncora do programa “Cash. Mais tarde, introduziu uma nova linguagem nos jornais locais da Globo, atuando ainda como repórter-especial no “Jornal Nacional”e apresentadora do “Jornal da Globo.

Foi também analista econômica do “Jornal da Record”e editora-chefe e âncora do “Jornal da Record Segunda Edição.

Dinheiro - Comentaristas

quadrado-azul

Silvio Barros

Engenheiro Civil com especialização na área ambiental, o paranaense Silvio Barros atuou 25 anos no desenvolvimento de produtos e destinos turísticos sustentáveis. Viveu 15 anos em Manaus, tendo inclusive trabalhado com Jacques-Yves Cousteau, durante os dois anos da expedição do oceanógrafo francês à Amazônia. Atual titular da Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral do Paraná, foi secretário de Turismo do Amazonas, instituidor e primeiro presidente da Fundação Vitória Amazônica a maior ONG ambientalista do estado e membro da Sociedade Mundial de Ecoturismo. Ocupou também o cargo de diretor para a America Latina do World Travel and Tourism Council (WTTC). Entre outras relevantes funções públicas, chefiou a Secretaria Nacional de Turismo. No Paraná, além de secretário de Esportes e Turismo do Estado na gestão Jaime Lerner, comandou a Prefeitura de Maringá por dois mandatos consecutivos, tendo sido premiado em diversas áreas da gestão pública, inclusive como Prefeito Empreendedor, Prefeito Inovador e Melhor Gestão Fiscal do Paraná.io “Notícias de uma Guerra Particular, de João Salles, no qual relata com detalhes a sua experiência em operações no combate ao tráfico em comunidades do Rio de Janeiro, Rodrigo Pimentel foi também um dos produtores do documentário “ônibus 174, de José Padilha, ganhador do Emmy Award, principal prêmio da televisão mundial. Pós-graduado em Sociologia Urbana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Rodrigo Pimentel é comentarista de segurança pública da TV Globo e palestrante de sucesso no Brasil e no exterior.

Dinheiro - Transportes

quadrado-azul

Simon Franco

Ele implantou a primeira empresa de executive search no Brasil, e preside, há mais de três décadas, a empresa que leva o seu nome. Inovador, já em 1978 passou a oferecer a seus clientes serviços de consultoria em RH abrangendo assessment centers e desenvolvimento organizacional. Foi eleito um dos três melhores headhunters do país, em pesquisa de alcance nacional realizada pela entidade independente Canal RH

Em sua carteira de clientes figuram Bradesco, Ponto Frio, Grupo Holcim, Bom Preço, Harley-Davidson, Banco Rural, T-Systems, John Deere, Grupo Libra, Grupo Votorantim, Grupo Silvio Santos, Banco do Brasil, CVRD, Grupo Unigel, Souza Cruz, TNA e Rhodia.

Graduado em Administração pela PUC-SP, possui extensão em Literatura Inglesa pela Universidade de Oxford. Realizou centenas de conferências em empresas, entidades profissionais, congressos e universidades, no Brasil e no exterior (Estados Unidos, França e Argentina).

Publicou os livros “Criando o próprio futuro”e “O Profissionauta, ambos pela editora Futura / Siciliano. Manteve no ar, durante cinco anos, um boletim diário sobre carreira e mercado de trabalho na Bandeirantes AM/FM. Foi colunista da revista Exame, na qual assinou, por quatro anos, a página quinzenal “Carreira e Você.

Gestão - Gestão de Gente

quadrado-azul

Sônia Maria Vasconcellos de Magalhães

Atualmente Diretora Geral do Colégio Jesuíta São Luís, SP, Sônia Magalhães atua na área da educação básica há mais de 40 anos. Professora de formação básica, transitou em todos os segmentos de uma escola investindo, simultaneamente, na sua formação acadêmica. Pedagoga pela PUC – MG, Especialista em Gestão de Unidades Educativas pela UNA MG, Ph. D em Educação – Gestão de Processos de Inovação Curricular – pelo Boston College, MA, tem larga experiência em gestão, planejamento e formação de professores.

Diretora Geral do Colégio Jesuí­ta

quadrado-azul

Suzy Fleury

Consultora empresarial e esportiva, a psicóloga Suzy Fleury é pós-graduada em Marketing,com mestrado em Psicologia do Esporte na Universidade Autônoma de Madri. Autora do Livro “Competência Emocional, é membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicosociologia do Esporte, da Escola de Educação Física da Universidade São Paulo (GEPPSE EEFE-USP).

Na área empresarial, tem participado ativamente de congressos, programas motivacionais, convenções de vendas e encontros de qualidade de vida nas empresas Abril, Alcoa, Aventis, Banco do Brasil, BankBoston, Banco Santander, Bayer, Camil, Calquim, Credicard, Duratex, DuPont, Febrafarma, Ford, GM, Globo, IBM, Itaú, Itautec-Philco, J&J, Michelin, Nestlé, OESP, Pão de Açúcar, Petrobras, Philips, Roche, SulAmérica, Tecnisa, 3M, TV Pajussara, Twentieth Century Fox, Unibanco, Unilever, Unimed, Xerox e Wizard, entre outras.

Na área esportiva, trabalhou na Seleção Brasileira de Futebol e nos clubes Atlético-PR, Atlético-MG, Corinthians, Goiás, Palmeiras, Portuguesa, Santos e São Paulo, com os técnicos Geninho, Levir Culpi, Nelsinho Batista, Oswaldo de Oliveira, Valdyr Espinosa e Vanderlei Luxemburgo.

Gestão - Motivação / Gestão Empresarial Qualidade de Vida & Saúde

quadrado-azul

Tallis Gomes

Tallis Gomes, 27, montou seu primeiro negócio digital em 2001, aos 14 anos, onde comprava e vendia celulares utilizando uma plataforma de Marketplace.

Estudou Marketing na ESPM, abandonando o curso no segundo ano, para se dedicar completamente a sua 2º empresa, a E-spartan, uma agência de gameficação em mídia social.

Tallis trabalhou em gigantes do setor privado como Unilever, Kinoplex e Ortobom, antes de fundar a sua terceira empresa em 2010, a Techsamurai, uma agência em nuvem focada em desenvolvimento colaborativo de softwares.

Em 2011 Tallis fundou a multipremiada Easy Taxi durante uma competição de startups (Startup Weekend), sendo um dos primeiros do mundo a criar este modelo de negócio. Levou a Easy Taxi para 35 países, 420 cidades, em 4 continentes, tornando a empresa o maior app de táxi do mundo.

Em 2015 Tallis assumiu a posição no Conselho da Easy Taxi e criou a eGeniusFounders, a primeira venture builder focada em marketplace de serviços mobile e internet das coisas do mundo.

Tecnologia - CEO e Fundador da eGenius Founders / Fundador Easy Taxi

quadrado-azul

Tereza Cruvinel

Uma das principais jornalistas políticas do país, Tereza Cruvinel assinou por 21 anos a prestigiada coluna “Panorama Político, publicada na página 2 do jornal O Globo. Deixou a coluna em 2007, para assumir a presidência da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), com a missão de implantar a TV Brasil.

Atuou também na TV Brasília, Jornal de Brasília, Correio Braziliense, Jornal do Brasil. Foi comentarista política da Globonews nos primeiros dez anos do canal. Como repórter, cobriu a Campanha das Diretas, a eleição de Tancredo Neves e a transição, a Constituinte e todo o processo de redemocratização.

Conhecimento & Informação

quadrado-azul

Vera e Yuri Sanada

Aventura é com eles mesmo. Brasileiros, Vera e Yuri Sanada conheceram-se na Inglaterra, viveram em Israel, Estados Unidos e Japão e viajaram por 35 países. Não satisfeitos, moram a bordo de um veleiro oceânico ancorado em Angra dos Reis, misto de residência e sede de uma produtora flutuante de livros, vídeos e projetos educacionais.

Criadores do primeiro site brasileiro de aventuras, Vera e Yuri transformam suas expedições em livros de sucesso, como “De carona com o vento, “Como ter sucesso nas aventuras nos negócios, “Como viver a bordo, “Histórias e lendas do Descobrimento”(premiado pela Fundação do Livro Infanto-Juvenil) e o romance “Braazi”(lançado com apoio da UNESCO). São autores também do cd-rom “Nautimania”e de documentários como “Brasil Via Atlântico, além de diversos DVDs institucionais.

Gestão Motivacional/ Empreendedorismo Qualidade de Vida & Saúde

quadrado-azul

Veruska Donato

Há diferentes formas de abordar o jornalismo. Veruska Donato transita por muitas dessas formas. Conduz midia training e cerimonial, fala sobre a experiência de vir de uma capital pequena (Campo Grande) e chegar à maior empresa de comunicação do país, e revela como produz o quadro “Sala de Emprego, que apresenta no “Jornal Hoje, da Rede Globo.

As lições que aprendeu para chegar a São Paulo, Veruska Donato costuma aplicar no dia-dia da produção do “Sala de Emprego. Numa época em que o desemprego já não assusta tanto quanto em outros anos, a discussão é outra: a qualidade dos serviços e da cultura fast que atinge o ensino. Para onde caminham as empresas brasileiras? Que rumo dar à mão de obra?

Nesse clima, entram também as polêmica sobre os cursos de jornalismo, o fim do diploma e a era do instantâneo. Você está preparado? Veruska Donato pode te dar algumas pistas, mas quem responde é você. As palestras da jornalistas são dinâmicas, abertas a perguntas e debates.

Conhecimento & Informação Dinheiro & Comentaristas / Trabalho & Capital / Cenários Políticos

quadrado-azul

Waldemar Nicleviz

Um dos mais completos alpinistas da atualidade, Waldemar Niclevicz foi o primeiro brasileiro a escalar o Everest e a K2 (considerada a montanha mais difícil do mundo), além dos Sete Cumes (as maiores montanhas de cada um dos continentes). Também já escalou sete das 14 montanhas com mais de 8 mil metros, o Everest duas vezes e mais de 100 das principais montanhas do mundo.

Em seus livros, “Everest, o diário de uma vitória”e “Um sonho chamado K2, é possível descobrir um ser humano preocupado em desvendar o mistério que existe entre o homem e a natureza. Niclevicz busca, além do inigualável sabor da vitória, um contato íntimo com o meio ambiente, com as culturas e os povos que habitam o planeta.

Entusiasmo, alto nível técnico, disciplina, dedicação e perseverança são qualidades que o fizeram chegar, literalmente, ao topo. A partir de suas experiências, criou a palestra Conquistando o seu Everest Lições da conquista brasileira do Everest para o seu sucesso profissional, em que aborda temas como:

  • Planejamento estratégico
  • Gerenciamento de riscos
  • Vencer os obstáculos e os imprevistos
  • Acreditar no sonho e vencer o medo
  • Ir em busca do prazer de uma nova conquista

Sua conferência foi apresentada em empresas e instituições, como Folha de S. Paulo, Compaq, Banco Itaú, Petrobras, Mercedes Benz, Sesc, Xerox do Brasil, Banco do Brasil, Gerdau, Sebrae, Fundação Getúlio Vargas, Vale do Rio Doce, BankBoston, Citibank e TAM, entre outras.

Gestão - Motivação / Gestão de Gente

quadrado-azul

Wanderley Pires

Médico com especialização em Cardiologia, Clínica Médica e Medicina do Trabalho, Wanderley Pires realiza seminários e workshops para empresários, executivos e educadores. Consultor organizacional em Qualidade de Vida desde 1975, já se apresentou em mais de 400 organizações nacionais e multinacionais.

Foi médico da HP do Brasil e da Telebrás durante 17 anos e professor da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas por 15 anos. Escreveu os livros Qualidade de Vida, “Dos Reflexos à Reflexão” e “Drogas: Existe uma Saída.

Gestão Motivacional/ Empreendedorismo Qualidade de Vida & Saúde

quadrado-azul

William Waack

William Waack tem 48 anos de jornalismo, 20 dos quais como correspondente internacional (principalmente na Alemanha, Grã Bretanha, Rússia e Oriente Médio),o que o credencia a discorrer sobre temas como relações internacionais, inserção do Brasil no mundo e eleições nos Estados Unidos. Em suas palestras, fala também sobre política, economia, mídia e situação internacional.

Comunicação

Quer saber o que a ATA Palestras pode fazer pelo seu negócio?

Deixe seu contato utilizando o formulário
e descubra o poder das palestras

Nos acompanhe nas redes sociais