Luiz Alexandre Souza Ventura

  • Qualidade de Vida, Conhecimento e Gestão

Luiz Alexandre Souza Ventura é nascido e criado em Santos (SP). Cursou jornalismo na Universidade Santa Cecília e começou a carreira em 1996 no jornal A Tribuna. No ano 2000, subiu a serra. Em São Paulo, os primeiros trabalhos foram em agências de comunicação. Depois voltou às redações, no jornal Diário do Comércio e na Editora Abril.

Suas percepções sobre o universo da inclusão mudaram em 2006 quando foi contratado pela Rádio CBN na cota exigida pela Lei 8.213/1991 e fez parte, por mais e quatro anos, da equipe de pessoas com deficiência. "Uma experiência muito positiva porque ninguém jamais questionou minha capacidade", diz o jornalista.

Em 2012, quando trabalhava como editor no Estadão, criou o blog Vencer Limites, espaço dedicado ao relato da vida real das pessoas com deficiência, com foco em acessibilidade, inclusão, diversidade e cidadania.

"O cidadão com deficiência tem deveres e direitos, desafios e conquistas, qualidade e defeitos. Entender as fragilidades do ser humano é fundamental para compreender nossas deficiências", comenta Ventura.

Suas palestras destacam a forma como a imprensa tradicional apresenta a pessoa com deficiência de forma estigmatizada e superficial, além de usar suas experiências pessoais para tentar modificar a maneira como o cidadão com deficiência se apresenta para a sociedade.



 

71 99633-0080 - 61 99987-0428

Voltar