Roberto DaMatta

  • Conhecimento - Antropologia / Ciências Políticas & Sociais

Antropólogo, professor, ensaísta e escritor, Roberto DaMatta é professor de antropologia na universidade Notre Dame (Estados Unidos), desde 1987. Na qualidade de professor-visitante das universidades norte-americanas de Winsconsin-Madison e Califórnia-Berkeley e da universidade inglesa de Cambridge, proferiu conferências nos principais centros de pesquisa e ensino de antropologia social da América, Europa, Ásia e África.

A importância de sua obra fez com que se tornasse membro-titular da Academia Brasileira de Ciências e do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. Em abril de 2000, foi eleito membro estrangeiro da American Academy of Arts and Sciences dos Estados Unidos.

PhD em Antropologia Social, Roberto DaMatta escreveu 12 livros, entre os quais “Carnaval, malandros e heróis”, “Universo do futebol” e “ Tocquevilleanas”, entre outros. Recebeu o prêmio Casa Grande & Senzala, do Instituto Joaquim Nabuco, como a melhor interpretação do Brasil nos anos 1980, com o livro “O que faz o brasil, Brasil?”.

Foi o primeiro a trazer à luz do pensamento antropológico elementos da cultura brasileira que não eram levados a sério na academia, como a malandragem, o futebol e o carnaval. Não por acaso, “Entenda o Brasil” é o título de sua conferência.

71 99633-0080 - 61 99987-0428

Voltar