Affonso R. de Sant`anna

  • Conhecimento – Arte, Cultura & Entretenimento / Ciências Políticas e Sociais / Informação

Artista e intelectual diversificado, que pensa o Brasil e a cultura de seu tempo, o poeta, crítico, ensaísta, jornalista e professor de literatura Affonso Romano de Sant’Anna é um dos mais requisitados conferencistas do país. Com mais de 50 livros publicados, teve sua obra adaptada para teatro, balé e música.Professor em diversas universidades, não apenas brasileiras mas também nos Estados Unidos, Alemanha e França, é um caso raro de artista e intelectual que une a palavra à ação.

Entre 1990 e 1996, presidiu a Biblioteca Nacional, oitava maior biblioteca do mundo, com 8 milhões de volumes, comandando a modernização tecnológica da instituição, informatizando-a, ampliando seus edifícios e lançando programas de alcance nacional e internacional.

Criou o Sistema Nacional de Bibliotecas, que reúne 3 mil instituições, e o Programa de Promoção da Leitura (Proler), que contou com mais de 30 mil voluntários e estabeleceu-se em 300 municípios. Criou ainda o programa Uma Biblioteca em Cada Município e programas de tradução de autores brasileiros e de bolsa para escritores jovens, além de promover encontros internacionais com agentes literários.

Atento à inserção da poesia no cotidiano, produz poemas para rádio, televisão e jornais. Teve poemas musicados por artistas como Fagner, Martinho da Vila e Rildo Hora. Apresentou-se recitando seus poemas em concerto, ao lado do violonista Turíbio Santos. Tem também um CD de poemas gravados por Tônia Carrero e outro de crônicas, com participação especial de Paulo Autran.

Jurado de importantes prêmios internacionais, como Reina Sofia ( Espanha), Camões (Brasil e Portugal) e Perez Bonald (Venezuela), recebeu algumas das maiores premiações nacionais, como o da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), pelo conjunto da obra. Recebeu também quatro prêmios pela tese de doutorado sobre Carlos Drummond de Andrade, a quem substituiu como cronista do Jornal do Brasil, em 1984.

71 99633-0080 - 61 99987-0428

Voltar